Buscar

Quais as diferenças entre vacina e soro? A vacina e o soro são dois agentes imunizadores. Entretanto, o primeiro garante uma imunização ativa, enq...

Quais as diferenças entre vacina e soro?

A vacina e o soro são dois agentes imunizadores. Entretanto, o primeiro garante uma imunização ativa, enquanto o segundo promove uma imunização passiva.
Vacinação: imunidade induzida (ativa); Quando uma vacina é aplicada, o corpo inicia a fabricação de anticorpos contra o antígeno e também produz células de memória. Se posteriormente formos expostos ao mesmo agente, nosso organismo será capaz de produzir uma resposta imunológica mais rápida e, consequentemente, destruirá o antígeno antes que ele cause qualquer dano à saúde. Por estimular o sistema imunológico, dizemos que esse é um tipo de imunização ativa.
Soro: O soro, por sua vez, não possui poder de prevenção, e sim poder de cura. Nesse caso, o produto a ser aplicado no nosso corpo são os próprios anticorpos, não sendo necessária a produção dessas substâncias pelo organismo. Em virtude dessa característica, dizemos que se trata de uma imunização passiva.
Vale frisar que, diferentemente das vacinas, os soros não garantem proteção prolongada. Isso acontece porque, ao administrar um soro, estamos injetando anticorpos prontos e, portanto, não há a fabricação de células de memória.

Essa pergunta também está no material:

Imunidade inata e adaptativa
2 pág.

Imunologia Universidade Federal da BahiaUniversidade Federal da Bahia

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A principal diferença entre vacina e soro é o tipo de imunização que proporcionam. A vacina promove uma imunização ativa, estimulando o sistema imunológico a produzir anticorpos e células de memória. Isso significa que, ao receber uma vacina, o corpo é capaz de reconhecer e combater o agente causador da doença de forma mais rápida e eficiente no futuro. Por outro lado, o soro oferece uma imunização passiva. Ele consiste na administração direta de anticorpos prontos para combater um agente infeccioso específico. O soro não estimula a produção de células de memória, portanto, sua proteção é temporária e não confere imunidade prolongada. Enquanto a vacina é utilizada para prevenir doenças, o soro é geralmente utilizado para tratar infecções já estabelecidas ou em situações de emergência, quando é necessário fornecer anticorpos imediatamente. É importante ressaltar que tanto vacinas quanto soros são importantes ferramentas na imunização e no combate a doenças, mas possuem mecanismos de ação diferentes.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais