Logo Passei Direto
Buscar

Microeconomia

Colégio Objetivo
Questão 02 (AFC/STN – 2005 – ESAF) 16- Considere o seguinte problema de otimização condicionada em Teoria do Consumidor: Maximizar U = X.Y Sujeito à restrição 2.X + 4.Y = 10 Onde: U = função utilidade; X = quantidade consumida do bem X; Y = quantidade consumida do bem Y. Com base nessas informações, as quantidades do bem X e Y que maximizam a utilidade do consumidor são, respectivamente:


a) 8 e 0,5
b) 1 e 2
c) 2 e 1
d) 1,25 e 2,0
e) 2,5 e 1,25
User badge image
Questões sobre Microeconomia I

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Para resolver esse problema de otimização condicionada, podemos utilizar o método dos multiplicadores de Lagrange. Primeiro, vamos escrever a função Lagrangeana: L(X, Y, λ) = U - λ(2X + 4Y - 10) Agora, vamos calcular as derivadas parciais em relação a X, Y e λ, e igualá-las a zero: ∂L/∂X = Y - 2λ = 0 ∂L/∂Y = X - 4λ = 0 ∂L/∂λ = 2X + 4Y - 10 = 0 Resolvendo esse sistema de equações, encontramos os valores de X, Y e λ: Y - 2λ = 0 => Y = 2λ X - 4λ = 0 => X = 4λ 2X + 4Y - 10 = 0 => 2(4λ) + 4(2λ) - 10 = 0 => 8λ + 8λ - 10 = 0 => 16λ = 10 => λ = 10/16 = 5/8 Substituindo o valor de λ nas equações de X e Y, encontramos: X = 4(5/8) = 20/8 = 2,5 Y = 2(5/8) = 10/8 = 1,25 Portanto, as quantidades do bem X e Y que maximizam a utilidade do consumidor são, respectivamente, 2,5 e 1,25. A alternativa correta é a letra E) 2,5 e 1,25.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Questão 03 (AFC/STN – 2005 – ESAF) 17- Considere a forma geral de uma função utilidade: U = U(X,Y) onde X representa a quantidade demandada do bem X e Y a quantidade demandada do bem Y, sendo X > 0 e Y > 0. A função utilidade que gera curvas de indiferença que possuem convexidade voltada para a origem é dada por:


a) U = X – Y
b) U = X + Y
c) U = X.Y
d) U = – X – Y
e) U = X/Y

Questão 04 (Eletrobrás – 2007 – NCE) 33 – No que se relaciona à situação de um consumidor com curvas de indiferença típicas, considere a comparação entre um imposto de renda e um imposto sobre a quantidade consumida, os quais geram a mesma receita para o governo. Nesse caso, é correto afirmar que:


(A) o consumidor estará em uma situação melhor com o imposto de renda do que com o imposto sobre a quantidade;
(B) o consumidor estará na mesma situação, qualquer que seja o tipo de imposto aplicado;
(C) o consumidor estará em uma situação melhor com o imposto sobre a quantidade do que com o imposto sobre a renda;
(D) o imposto sobre a renda desloca as curvas de indiferença do consumidor, o que o imposto sobre a quantidade não faz. Assim, a comparação entre esses impostos é impossível;
(E) o imposto sobre a quantidade desloca as curvas de indiferença do consumidor, o que o imposto sobre a renda não faz. Assim, a comparação entre esses impostos é impossível.

Questão 05 (BNDES – 2002 – VUNESP) 03. Com relação à teoria do consumidor, é correto afirmar que:


(A) a inclinação da curva de restrição orçamentária depende da renda do consumidor.
(B) as curvas de indiferença são geralmente côncavas em relação à origem dos eixos, porque a taxa marginal de substituição entre os dois bens aumenta na medida em que o consumidor se desloca para baixo e para a direita da curva.
(C) quando a taxa marginal de substituição entre dois bens é constante ao longo da curva de indiferença, um bem é complementar perfeito do outro.
(D) a posição e a forma das curvas de indiferença para um consumidor dependem de seu nível de renda e dos preços dos bens por ela representados.
(E) se as curvas de indiferença do consumidor forem estritamente convexas, na cesta que representa a escolha ótima do consumidor, a taxa marginal de substituição entre os dois bens iguala, em valor absoluto, a razão de seus preços relativos.

Questão 06 (Petrobrás – 2005 – CESGRANRIO) 52 - Na geração da Curva de Engel, mantém-se (mantêm-se) constante(s):


(A) a função utilidade.
(B) a restrição orçamentária.
(C) a quantidade e os preços.
(D) as curvas de indiferença.
(E) os preços do bem.

Questão 07 (CHESF – 2002 – CESPE) 32 - A análise microeconômica estuda o comportamento do consumidor, das empresas e dos mercados, considerando a formação de preços e a alocação de recursos. Nesse contexto, a teoria do consumidor estuda:


(A) a maximização do lucro das empresas.
(B) a formação de preços no mercado.
(C) a alocação de recursos na economia.
(D) a relação entre oferta e demanda.
(E) as preferências e escolhas dos consumidores.

A queda substancial do preço dos computadores, concomitantemente ao aumento da produção desses bens, é compatível com a existência, nesse mercado, de uma curva de oferta, de curto prazo, positivamente inclinada.


A) Verdadeiro
B) Falso

Nos casos em que a elasticidade-preço da demanda de um bem for igual a -1, a duplicação do preço desse produto duplicará também o gasto total com esse produto.


A) Verdadeiro
B) Falso

No equilíbrio do consumidor, o benefício marginal derivado do consumo de um determinado bem deve ser superior ao custo marginal de aquisição dessa mercadoria.


A) Verdadeiro
B) Falso

Mais conteúdos dessa disciplina