Buscar

(Enade 2004 – Educação Física – questão 25) “Nunca se falou tanto em corpo como neste tempo que tanto o profana. Nas fábricas, o corpo do operário ...

(Enade 2004 – Educação Física – questão 25) “Nunca se falou tanto em corpo como neste tempo que tanto o profana. Nas fábricas, o corpo do operário atrela-se ao ritmo da máquina, como Chaplin critica em ‘Tempos Modernos’. Por que os agricultores, que fazem tantos trabalhos físicos, não possuem corpos atléticos? Seus corpos, em geral, são duros, rígidos, contraídos, porque usados apenas como ferramentas e não como expressão do ser que somos nessa indivisível unidade corpo-espírito.” (Frei Betto. Jornal do Brasil, 14 jun. 2001) O culto ao corpo é uma expressão que denota algo acompanhando o homem na sua trajetória histórica. Entre outros espaços de aula, o ambiente das academias de ginástica está entre aqueles em que esse fenômeno se manifesta com mais intensidade. Nele, o profissional de Educação Física deve incentivar o treinamento físico e os cuidados estéticos. Não pode, entretanto, desprezar possíveis exageros incompatíveis com o bem-estar físico e emocional de seus alunos. Com base no texto, pode-se afirmar que, para cumprir seu papel na sociedade, o profissional de Educação Física deve:


a. Orientar o aluno quanto às inter-relações dos problemas sociais com a prática de exercícios físicos, pois, nesse caso, o corpo deixa de ser compreendido como músculos, ossos e órgãos.
b. Demonstrar ao aluno a importância de valorizar apenas a estética corporal, pois é isso que a sociedade atualmente valoriza.
c. Incentivar o aluno a buscar padrões de beleza inatingíveis, mesmo que isso prejudique sua saúde física e emocional.
d. Ignorar os possíveis exageros e riscos à saúde dos alunos, desde que eles alcancem os resultados estéticos desejados.
e. Promover a prática de exercícios físicos de forma equilibrada, respeitando os limites e necessidades individuais de cada aluno.

Essa pergunta também está no material:

Tópicos de Atuação Profissional (Educação Física)
8 pág.

Tópicos de Atuação Profissional Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base no texto apresentado, pode-se afirmar que para cumprir seu papel na sociedade, o profissional de Educação Física deve promover a prática de exercícios físicos de forma equilibrada, respeitando os limites e necessidades individuais de cada aluno. Portanto, a alternativa correta é a letra E.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais