Buscar

magine que você é o estatístico de uma grande empresa sendo responsável tanto por monitorar a qualidade dos produtos fabricados lá, quanto por auxi...

magine que você é o estatístico de uma grande empresa sendo responsável tanto por monitorar a qualidade dos produtos fabricados lá, quanto por auxiliar o setor de recursos humanos com demandas que envolvem estatística. Neste contexto:

a) Qual a probabilidade de que não mais do que 1 entre 10 produtos escolhidos aleatoriamente apresente defeito em um teste de qualidade? Considere uma população grande, com probabilidade de defeitos de 20%.

b) Sabendo que as contratações da empresa têm distribuição de Poisson e ocorrem em uma média de 6 por dia, qual a probabilidade de, em determinado dia, acontecerem exatamente 3 contratações?


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) Para calcular a probabilidade de que não mais do que 1 entre 10 produtos escolhidos aleatoriamente apresente defeito em um teste de qualidade, podemos usar a distribuição binomial. Nesse caso, a probabilidade de um produto apresentar defeito é de 20% ou 0,2. A probabilidade de um produto não apresentar defeito é de 80% ou 0,8. Podemos usar a fórmula da distribuição binomial para calcular essa probabilidade: P(X ≤ 1) = P(X = 0) + P(X = 1) Onde X é o número de produtos com defeito escolhidos aleatoriamente. P(X = 0) = (10 C 0) * (0,2)^0 * (0,8)^10 P(X = 1) = (10 C 1) * (0,2)^1 * (0,8)^9 Você pode calcular essas probabilidades e somá-las para obter a resposta. b) Para calcular a probabilidade de exatamente 3 contratações em um dia, podemos usar a distribuição de Poisson. Nesse caso, a média de contratações por dia é de 6. A fórmula para calcular a probabilidade de exatamente k eventos em um intervalo de tempo é dada por: P(X = k) = (e^(-λ) * λ^k) / k! Onde X é o número de contratações em um dia e λ é a média de contratações por dia. Você pode substituir os valores na fórmula e calcular a probabilidade de exatamente 3 contratações em um dia.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais