A esse respeito, avalie as afirmacoes a seguir. I. Quando a elasticidade-renda da demanda é maior que zero, mas menos que um (ER > 0, porém < 1), a elasticidade-renda é baixa, o que torna a demanda inelástica em relação à renda. II. Quando a elasticidade-renda da demanda for igual a um (ER = 1), temos uma elasticidade-renda unitária. A demanda por imóveis, por exemplo, tende a apresentar elasticidade-renda unitária. III. Quando a elasticidade-renda da demanda for maior que um (ER > 1), signif ica que é alta. A demanda por este bem é elástica em relação à renda. IV. Quando a elasticidade-renda da demanda for menor que zero (ER < 0), signif ica que os bens e serviços demandados são considerados inferiores (bem inferior). V. Quando a elasticidade-renda da demanda for menor ou igual a zero (ER = 0), denominamos de elasticidade-renda nula, ou demanda anelástica, ou seja, quando ocorre um aumento na renda, não há alteração na demanda. Assinale a alternativa correta:
I. Quando a elasticidade-renda da demanda é maior que zero, mas menos que um (ER > 0, porém < 1), a elasticidade-renda é baixa, o que torna a demanda inelástica em relação à renda. II. Quando a elasticidade-renda da demanda for igual a um (ER = 1), temos uma elasticidade-renda unitária. A demanda por imóveis, por exemplo, tende a apresentar elasticidade-renda unitária. III. Quando a elasticidade-renda da demanda for maior que um (ER > 1), signif ica que é alta. A demanda por este bem é elástica em relação à renda. IV. Quando a elasticidade-renda da demanda for menor que zero (ER < 0), signif ica que os bens e serviços demandados são considerados inferiores (bem inferior). V. Quando a elasticidade-renda da demanda for menor ou igual a zero (ER = 0), denominamos de elasticidade-renda nula, ou demanda anelástica, ou seja, quando ocorre um aumento na renda, não há alteração na demanda. 0. I, III, IV e V, apenas. 1. I, II, III, IV e V. 2. I, II, III e IV, apenas. 3. II, IV e V, apenas. 4. I, II e III, apenas.
Segundo Passos (2010), qualquer economia tem a necessidade de refletir sobre três problemas econômicos básicos: o que e quanto produzir, como produzir e para que produzir. Esses problemas são uma consequência da escassez dos recursos e impactam de forma significativa a estrutura produtiva e, consequentemente, social de uma nação. Com relação a isto, associe cada problema econômico com a sua descrição. Indique a alternativa que apresenta a numeração correta, de cima para baixo. Relacione o segundo grupo com os enumerados no primeiro grupo. I. O que e quanto produzir II. Como produzir III. Para quem produzir
( ). A sociedade deverá decidir quais recursos técnicos serão utilizados na produção destes bens e se serão utilizados métodos de produção intensivos em capital ou em mão de obra, por exemplo.
( ). A sociedade deverá decidir quais produtos deverão ser produzidos e em que quantidades deverão estar disponíveis. Trata-se de uma decisão que extrapola a esfera puramente econômica.
( ). É necessário decidir como será distribuída a produção, já que a sociedade é composta por diferentes indivíduos no que diz respeito à renda. Praticamente toda a produção é canalizada para o mercado e irá adquirir quem tiver renda. Marque a alternativa que tem a ordem correta de numeração do segundo grupo:
4. III - I - II. 5. III - II - I. 6. II - I - III. 7. I - II - III. 8. II - III - I.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Nossas necessidades vão além da esfera biológica de sobrevivência se renovando a cada dia. Dessa forma, devemos passar a interpretar as necessidades ilimitadas não apenas a partir da esfera biológica, mas da esfera psicológica. Na atualidade, pensamos que necessitamos de bens como carros, computadores, geladeiras, cinemas, TV a cabo, cosméticos, máquina fotográf ica digital etc. As necessidades humanas analisadas a partir da esfera psicológica apresentam uma relação direta com a noção de “nível de padrão de vida”. 0. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justif icativa correta da I. 1. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justif icativa correta da I. 2. Incorreta: As asserções I e II são proposições falsas. 3. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 4. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A esse respeito, avalie as afirmações a seguir I. A interseção das Curvas de Oferta e Demanda é chamada de Ponto de Equilíbrio, ou Preço de Equilíbrio (E). II. Demanda é uma realização, não um desejo, o que quer dizer que todos nós realizamos tudo aquilo que ainda não possuímos (necessidades ilimitadas). A oferta também é uma realização, um plano.
I. A interseção das Curvas de Oferta e Demanda é chamada de Ponto de Equilíbrio, ou Preço de Equilíbrio (E). II. Demanda é uma realização, não um desejo, o que quer dizer que todos nós realizamos tudo aquilo que ainda não possuímos (necessidades ilimitadas). A oferta também é uma realização, um plano.
Assinale a alternativa correta:
0. I, II, III e IV, apenas. 1. I, III, IV e V, apenas. 2. II, IV e V, apenas. 3. I, II e III, apenas 4. III, IV e V, apenas.
Sobre os determinantes da demanda avalie as afirmações a seguir:
I. Sobre a quantidade demandada versus preço do bem temos uma relação direta entre o preço e a quantidade demandada. Quando o preço de um bem cai, ficando mais barato em relação aos seus concorrentes, os consumidores deverão diminuir o desejo 0. I e II, apenas. 1. I, apenas. 2. I, II e III. 3. II e III, apenas. 4. II, apenas.