Buscar

Conforme se pode observar por meio da ementa da apelação criminal a seguir, antes da reforma do CPP de 2008, com a entrada em vigor da Lei nº 11.71...

Conforme se pode observar por meio da ementa da apelação criminal a seguir, antes da reforma do CPP de 2008, com a entrada em vigor da Lei nº 11.719, não havia possibilidade de julgamento antecipado do caso penal. Com a nova redação legislativa, passou-se a possibilitar que tal manobra seja aplicada no processo penal brasileiro, pautada nos princípios da celeridade, da economia e do devido processo legal.

"PENAL E PROCESSO PENAL. CONTRABANDO. JULGAMENTO ANTECIPADO. NULIDADE DA SENTENÇA. OCORRÊNCIA. 1. O rito processual penal é indisponível [...]. Não existe julgamento antecipado da lide no processo penal, sob pena de violação do princípio constitucional do devido processo legal. [...]" (ACR 5041 MT – 1998.36.00.005041-8. Terceira Turma. Publicação: 9/3/2007. Julgamento: 13/2/2007. Des. Rel. Olindo Menezes).

Em relação à absolvição sumária, assinale a alternativa correta.

A. No curso do processo penal, a absolvição sumária deve ser requerida pela defesa nas alegações finais.

B. Ocorre absolvição sumária nos casos em que não esteja comprovada a concorrência do acusado para a infração penal. 

C. Possibilita-se a antecipação do julgamento do caso penal quando está extinta a punibilidade do agente.

D. O legislador possibilitou que ocorra a absolvição sumária quando está excluída a culpabilidade do agente, inclusive na hipótese de inimputabilidade.

E. Na audiência de instrução e julgamento, o magistrado concede 20 minutos à defesa para apresentação das razões para absolvição sumária do acusado.  


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais