Buscar

PERGUNTA 5 A Análise do Discurso de linha francesa recusa a informacionalidade e representação do mundo/verdade como características essenciais e p...

PERGUNTA 5
A Análise do Discurso de linha francesa recusa a informacionalidade e representação do mundo/verdade como características essenciais e primordiais da linguagem, posto que a produção de sentidos nos textos relaciona os elementos linguísticos à sua exterioridade discursiva, considerando as relações de poder entre as posições-sujeito em seu funcionamento e as determinações ideológicas que ancoram as formações discursivas por trás dos textos. Assim sendo, os sentidos produzidos nos textos vão muito além da sua literalidade lexical e estão marcados pela sua historicidade na memória enunciativo-discursiva. Portanto, é ilusão acreditar que a linguagem simplesmente “informa”, representa de maneira neutra uma verdade que está fora dela, no mundo. Desse modo, não se pode deixar de enfatizar aquelas que foram as influências teóricas pontuais para a constituição das balizas epistemológicas da AD (cf. MAINGUENEAU, 1997 e ORLANDI, 2007a). Dentre elas, destaca-se a influência da linguística estrutural. A AD, mesmo reconhecendo na linguística saussuriana o ponto de origem da ciência linguística, direciona a ela alguma


A. O discurso é palavra em movimento, prática de linguagem. Ele põe em funcionamento um processo de significação que relaciona sujeitos e sentidos na língua, através da história.
B. Ao considerarmos as condições de produção no sentido restrito, temos as circunstâncias da enunciação: é o contexto imediato. Se as considerarmos em sentido amplo, as condições de produção incluem o contexto sócio-histórico-ideológico.
C. A ideologia é a condição para a constituição do sujeito e dos sentidos. O indivíduo é interpelado em sujeito pela ideologia para que se produza o dizer.
D. Quando falo da posição de mãe, por exemplo, o que digo deriva seu sentido em relação à formação discursiva em que estou inscrevendo minhas palavras, de modo equivalente a outras falas que também o fazem dessa mesma posição.
E. A Análise do Discurso trabalha com a língua enquanto um sistema abstrato, não com a língua no mundo, com as maneiras de significar, com homens falando, considerando a produção de sentidos enquanto parte de suas vidas.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta para a pergunta 5 é a alternativa A) O discurso é palavra em movimento, prática de linguagem. Ele põe em funcionamento um processo de significação que relaciona sujeitos e sentidos na língua, através da história.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais