Logo Passei Direto
Buscar

Fisioterapia

Colégio Objetivo
O tecido ósseo possui seu próprio sistema de vasos sanguíneos, vasos linfáticos e nervos (tendões). Os vasos sanguíneos são responsáveis por levar nutrientes à estrutura óssea, já os vasos linfáticos são responsáveis por remover os resíduos metabólicos provenientes da atividade celular, e os nervos possuem como função realizar o contato entre as células ósseas (estruturas) e o cérebro (SNC). Esse sistema possui marcas ósseas ou os chamados acidentes ósseos, os quais são representados por espaços, ondulações e depressões, servindo favoravelmente como pontos para fixação de outras estruturas como os músculos. Existem depressões e cavidades ósseas disponíveis no corpo humano. Sobre elas, analise as sentenças a seguir: I- Seio: refere-se ao espaço de ar encontrado em alguns tipos de ossos. II- Fossa: depressão na face de um osso. III- Forame: cavidade aberta para a passagem de nervos e vasos sanguíneos entre os ossos ou através da estrutura de um osso. IV- Meato: canal ou passagem longa. Assinale a alternativa CORRETA:


A) As sentenças II e IV estão corretas.
B) Somente a sentença III está correta.
C) As sentenças I e IV estão corretas.
D) As sentenças I, II e III estão corretas.
User badge image
estudandofisioterapia

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Vamos analisar cada uma das sentenças: I- Seio: refere-se ao espaço de ar encontrado em alguns tipos de ossos. Verdadeiro, os seios são cavidades cheias de ar em certos ossos, como os seios paranasais. II- Fossa: depressão na face de um osso. Verdadeiro, a fossa é uma depressão ou cavidade em um osso. III- Forame: cavidade aberta para a passagem de nervos e vasos sanguíneos entre os ossos ou através da estrutura de um osso. Verdadeiro, o forame é uma abertura que permite a passagem de estruturas como nervos e vasos sanguíneos. IV- Meato: canal ou passagem longa. Verdadeiro, o meato é uma passagem ou canal que pode ser encontrado em alguns ossos. Agora, vamos verificar as alternativas: A) As sentenças II e IV estão corretas. (Incorreta, pois I e III também estão corretas) B) Somente a sentença III está correta. (Incorreta, pois I, II e IV também estão corretas) C) As sentenças I e IV estão corretas. (Incorreta, pois II e III também estão corretas) D) As sentenças I, II e III estão corretas. (Incorreta, pois IV também está correta) Como todas as sentenças I, II, III e IV estão corretas, não há uma alternativa que contenha todas as sentenças verdadeiras. Portanto, você precisa criar uma nova pergunta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra D) As sentenças I, II e III estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A causa mais comum para o desenvolvimento da Síndrome Metabólica (SM) é devido ao ganho
desproporcional de peso, o que por consequência contribui para a elevação (aumento) da pressão
arterial, no desenvolvimento do diabetes tipo 2 e, ainda, ocasiona alterações relacionadas à elevação
de triglicérides e colesterol no corpo humano. Frente a essas alterações, é comum e esperado que os
sujeitos que experienciam da doença apresentem alguns sintomas. Sobre os sintomas mais comuns
e/ou esperados na presença da doença metabólica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F
para as falsas:

(    ) Triglicerídeos elevados, ou seja, o nível de gordura no sangue - 150 mg/dl ou superior; Pressão
sanguínea alta - 135/85 mmHg ou superior; Glicose elevada - 110 mg/dl ou superior (em jejum).
(    ) Grande quantidade de gordura abdominal (homens cintura com mais de 102 cm. Mulheres maior
que 88 cm); Glicose abaixo - 110 mg/dl (em jejum).
(    ) Grande quantidade de gordura abdominal (homens cintura com mais de 102 cm. Mulheres maior
que 88 cm).
(    ) Baixo HDL (bom colesterol) (homens menos que 40 mg/dl e nas mulheres menos do que 50
mg/dl).

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Triglicerídeos elevados, ou seja, o nível de gordura no sangue - 150 mg/dl ou superior; Pressão sanguínea alta - 135/85 mmHg ou superior; Glicose elevada - 110 mg/dl ou superior (em jejum).
Grande quantidade de gordura abdominal (homens cintura com mais de 102 cm. Mulheres maior que 88 cm); Glicose abaixo - 110 mg/dl (em jejum).
Grande quantidade de gordura abdominal (homens cintura com mais de 102 cm. Mulheres maior que 88 cm).
Baixo HDL (bom colesterol) (homens menos que 40 mg/dl e nas mulheres menos do que 50 mg/dl).
a) V - V - F - V.
b) V - F - V - V.
c) F - V - V - F.
d) V - V - V - F.

mononucleadas e alongadas. As células do músculo liso não apresentam estrias transversais. A contração dos músculos lisos é bem mais lenta que a da fibra esquelética, mas, em compensação, elas conseguem se manter contraídas por um período de tempo mais longo. Como característica, pertence a um grupo de tecido muscular, o qual possui contração involuntária e lenta. Sobre as estruturas e/ou vísceras que possuem o tecido muscular liso na sua composição, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( ) Forma as camadas e/ou feixes nas paredes do tubo intestinal, no ducto biliar, nos ureteres, na bexiga, na via respiratória, no útero e nos vasos sanguíneos. Está presente no músculo eretor dos pelos (folículo piloso), na íris e corpo ciliar (olho), entre outros.
( ) Forma as camadas e/ou feixes nas paredes do tubo intestinal, no ducto biliar, nos ureteres, na bexiga, na via respiratória, no útero e nos vasos sanguíneos. Está presente no músculo cardíaco - mais especificamente no miocárdio e epicárdio -, na íris e corpo ciliar (olho), entre outros.
( ) Forma as camadas e/ou feixes nas paredes do tubo intestinal, no ducto biliar, nos ureteres, na bexiga, na via respiratória superiores - mais especificamente na mucosa nasal - e nos vasos sanguíneos. Está presente no músculo eretor dos pelos (folículo piloso), na íris, entre outros.
( ) Participa da contração das fibras musculares esqueléticas, forma as camadas e/ou feixes nas paredes do tubo intestinal, no ducto biliar e nos ureteres. Está presente no músculo eretor dos pelos (folículo piloso), na íris e corpo ciliar (olho), entre outros.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A V - V - V - V.
B V - F - F - F.
C F - V - V - V.
D V - V - V - F.

Mais conteúdos dessa disciplina