Logo Passei Direto
Buscar

Fisiopatologia

Colégio Objetivo
O pâncreas é uma glândula que pertence aos sistemas digestivo e endócrino, medindo cerca de 12,5 cm de comprimento, e possui formato de folha, situado atrás do estômago, entre a porção superior do intestino e o baço. Com relação a sua anatomia, o pâncreas é composto por três regiões principais: cabeça (parte que se encaixa ao duodeno), o corpo e a cauda, os quais são a parte final. Este órgão possui especificamente duas principais funções: produzir sucos digestivos e enzimas que auxiliam na digestão dos alimentos; e metabolismo dos nutrientes (pâncreas exócrino) e produção de hormônios (pâncreas endócrino). Sobre os hormônios produzidos pelo pâncreas endócrino, analise as opções a seguir: I- Glucagon. II- Adrenalina. III- Insulina. IV- Adrenalina e insulina. Assinale a alternativa CORRETA:

A As opções I e II estão corretas.
B Somente a opção III está correta.
C As opções I e III estão corretas.
D As opções III e IV estão corretas.
User badge image
Tópicos de Fisiopatologia

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar cada uma das opções: I- Glucagon. Verdadeiro, o glucagon é um hormônio produzido pelo pâncreas endócrino, especificamente pelas células alfa das ilhotas de Langerhans. II- Adrenalina. Falso, a adrenalina não é produzida pelo pâncreas; ela é produzida pelas glândulas suprarrenais. III- Insulina. Verdadeiro, a insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas endócrino, especificamente pelas células beta das ilhotas de Langerhans. IV- Adrenalina e insulina. Falso, como mencionado anteriormente, a adrenalina não é produzida pelo pâncreas. Agora, vamos às alternativas: A) As opções I e II estão corretas. Falso, pois a II está incorreta. B) Somente a opção III está correta. Verdadeiro, pois a III é a única correta. C) As opções I e III estão corretas. Falso, pois a II está incorreta. D) As opções III e IV estão corretas. Falso, pois a IV está incorreta. Portanto, a alternativa correta é: B) Somente a opção III está correta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A causa mais comum para o desenvolvimento da Síndrome Metabólica (SM) é devido ao ganho
desproporcional de peso, o que por consequência contribui para a elevação (aumento) da pressão
arterial, no desenvolvimento do diabetes tipo 2 e, ainda, ocasiona alterações relacionadas à elevação
de triglicérides e colesterol no corpo humano. Frente a essas alterações, é comum e esperado que os
sujeitos que experienciam da doença apresentem alguns sintomas. Sobre os sintomas mais comuns
e/ou esperados na presença da doença metabólica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F
para as falsas:

(    ) Triglicerídeos elevados, ou seja, o nível de gordura no sangue - 150 mg/dl ou superior; Pressão
sanguínea alta - 135/85 mmHg ou superior; Glicose elevada - 110 mg/dl ou superior (em jejum).
(    ) Grande quantidade de gordura abdominal (homens cintura com mais de 102 cm. Mulheres maior
que 88 cm); Glicose abaixo - 110 mg/dl (em jejum).
(    ) Grande quantidade de gordura abdominal (homens cintura com mais de 102 cm. Mulheres maior
que 88 cm).
(    ) Baixo HDL (bom colesterol) (homens menos que 40 mg/dl e nas mulheres menos do que 50
mg/dl).

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Triglicerídeos elevados, ou seja, o nível de gordura no sangue - 150 mg/dl ou superior; Pressão sanguínea alta - 135/85 mmHg ou superior; Glicose elevada - 110 mg/dl ou superior (em jejum).
Grande quantidade de gordura abdominal (homens cintura com mais de 102 cm. Mulheres maior que 88 cm); Glicose abaixo - 110 mg/dl (em jejum).
Grande quantidade de gordura abdominal (homens cintura com mais de 102 cm. Mulheres maior que 88 cm).
Baixo HDL (bom colesterol) (homens menos que 40 mg/dl e nas mulheres menos do que 50 mg/dl).
a) V - V - F - V.
b) V - F - V - V.
c) F - V - V - F.
d) V - V - V - F.

mononucleadas e alongadas. As células do músculo liso não apresentam estrias transversais. A contração dos músculos lisos é bem mais lenta que a da fibra esquelética, mas, em compensação, elas conseguem se manter contraídas por um período de tempo mais longo. Como característica, pertence a um grupo de tecido muscular, o qual possui contração involuntária e lenta. Sobre as estruturas e/ou vísceras que possuem o tecido muscular liso na sua composição, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( ) Forma as camadas e/ou feixes nas paredes do tubo intestinal, no ducto biliar, nos ureteres, na bexiga, na via respiratória, no útero e nos vasos sanguíneos. Está presente no músculo eretor dos pelos (folículo piloso), na íris e corpo ciliar (olho), entre outros.
( ) Forma as camadas e/ou feixes nas paredes do tubo intestinal, no ducto biliar, nos ureteres, na bexiga, na via respiratória, no útero e nos vasos sanguíneos. Está presente no músculo cardíaco - mais especificamente no miocárdio e epicárdio -, na íris e corpo ciliar (olho), entre outros.
( ) Forma as camadas e/ou feixes nas paredes do tubo intestinal, no ducto biliar, nos ureteres, na bexiga, na via respiratória superiores - mais especificamente na mucosa nasal - e nos vasos sanguíneos. Está presente no músculo eretor dos pelos (folículo piloso), na íris, entre outros.
( ) Participa da contração das fibras musculares esqueléticas, forma as camadas e/ou feixes nas paredes do tubo intestinal, no ducto biliar e nos ureteres. Está presente no músculo eretor dos pelos (folículo piloso), na íris e corpo ciliar (olho), entre outros.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A V - V - V - V.
B V - F - F - F.
C F - V - V - V.
D V - V - V - F.

Mais conteúdos dessa disciplina