Buscar

A teoria da relatividade restrita (ou relatividade especial) foi desenvolvida no final do século XIX e início do século XX. Albert Einstein formulo...

A teoria da relatividade restrita (ou relatividade especial) foi desenvolvida no final do século XIX e início do século XX. Albert Einstein formulou sua versão dessa teoria em 1905, embora uma grande parte da teoria já tivesse sido desenvolvida por outros autores antes disso. Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a alternativa correta a respeito da teoria da relatividade restrita.


A) A teoria da relatividade não nasceu do estudo da mecânica, e sim do estudo do eletromagnetismo.
B) A velocidade da luz não é constante para todos os observadores, depende do referencial inercial em que se situa o observador.
C) A teoria da relatividade restrita estuda, basicamente, as diferenças que existem entre as medidas físicas realizadas em dois referenciais não inerciais em movimentos relativos.
D) Um referencial inercial é, basicamente, aquele onde não vale a lei da inércia – ou seja, se um corpo não está submetido a forças externas, então, quando ele é observado a partir de um referencial inercial, ele fica parado ou se move em linha reta, com velocidade constante.
E) As leis básicas da mecânica clássica não são válidas na teoria da relatividade.

Essa pergunta também está no material:

10_PROFESSOR DE FÍSICA
14 pág.

Física ExatasExatas

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) A velocidade da luz não é constante para todos os observadores, depende do referencial inercial em que se situa o observador.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais