Buscar

(PUC RJ/2011) Usina termoelétrica Barragem de uma usina hidroelétrica Fonte: google.imagens.com A produção de energia é um dos setores econômico...

(PUC RJ/2011)
Usina termoelétrica

Barragem de uma usina hidroelétrica

Fonte: google.imagens.com

A produção de energia é um dos setores econômicos mais controvertidos nos dias atuais, quando as questões de ordem ambiental tomam à dianteira nos projetos de desenvolvimento de sociedades diversas.
a) Avalie as formas de produção energética apresentadas nas imagens, a partir da concepção de “produção de energias limpas”.
b) Identifique UMA vantagem econômica da produção de energia termoelétrica sobre a hidroelétrica e UMA limitação física da produção hidroelétrica em relação à termoelétrica.


Essa pergunta também está no material:

go-tarefa-semanal-curso-5e962135ab520
5 pág.

Enem Universidad de CaraboboUniversidad de Carabobo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) A partir da concepção de "produção de energias limpas", podemos avaliar as formas de produção energética apresentadas nas imagens da seguinte maneira: - A usina termoelétrica utiliza a queima de combustíveis fósseis, como carvão ou gás natural, para gerar energia. Essa forma de produção não é considerada limpa, pois libera grandes quantidades de gases de efeito estufa, contribuindo para o aquecimento global e a poluição do ar. - A usina hidroelétrica utiliza a força da água para gerar energia. Essa forma de produção é considerada limpa, pois não emite gases poluentes durante a geração de energia. No entanto, é importante considerar os impactos ambientais causados pela construção de barragens, como o deslocamento de comunidades e a alteração dos ecossistemas locais. b) Uma vantagem econômica da produção de energia termoelétrica sobre a hidroelétrica é a menor dependência de condições climáticas. Enquanto a usina hidroelétrica depende do volume de água disponível para gerar energia, a usina termoelétrica pode operar de forma mais estável, independentemente das condições climáticas. Uma limitação física da produção hidroelétrica em relação à termoelétrica é a necessidade de ter um curso de água com potencial para a construção de uma barragem. Nem todos os locais possuem rios com características adequadas para a instalação de usinas hidroelétricas, o que limita a sua viabilidade em certas regiões. Já a usina termoelétrica não possui essa limitação, pois pode ser construída em qualquer local que tenha acesso a combustíveis fósseis.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais