Buscar

No âmbito internacional, dois instrumentos destacam-se no tratamento das questões ligadas à identidade de gênero: o Parecer Consultivo nº 24/17 da ...

No âmbito internacional, dois instrumentos destacam-se no tratamento das questões ligadas à identidade de gênero: o Parecer Consultivo nº 24/17 da Corte Interamericana de Direitos Humanos, que versou sobre uma consulta da Costa Rica sobre identidade de gênero, igualdade e a não discriminação de casais do mesmo gênero e os Princípios de Yogyakarta, fruto de uma conferência realizada na Indonésia em 2006, sob a coordenação da Comissão Internacional de Juristas e do Serviço Internacional de Direitos Humanos, com o objetivo de desenvolver um conjunto de princípios jurídicos internacionais sobre a aplicação da legislação internacional às violações de direitos humanos com base na orientação sexual e identidade de gênero. Segundo estas diretrizes internacionais, julgue as afirmações abaixo e, após, assinale a alternativa correta:


I - A identidade de gênero traduz o sentimento individual de pertencimento ou vinculação ao universo masculino ou feminino, ou a nenhum deles. É a vivência interna e individual do gênero tal como a pessoa se sente, a qual pode ou não corresponder ao sexo que lhe foi atribuído no momento do nascimento.

II – Não há diferença entre gênero e sexo biológico.

III – Em relação à identidade de gênero, aplica-se o princípio da autodeterminação ou da autoidentificação de gênero, que significa que é a pessoa, a partir de sua percepção de si (fator subjetivo), quem define sua identidade de gênero.

IV – Na hipótese de haver diferença entre o gênero definido no nascimento a partir do sexo biológico e o gênero com o qual a pessoa se identifica, deve prevalecer o primeiro, pois a percepção que a pessoa tem de si quanto à sua identidade de gênero é irrelevante.

V – As diretrizes internacionais sobre questões ligadas à identidade de gênero não são relevantes e não interferem de forma alguma sobre a legislação nacional ou sobre as decisões do Poder Judiciário brasileiro.

Select one:

a.

todas as afirmações estão incorretas.

b.

estão corretas as afirmações III, IV e V.

c.

todas as afirmações estão corretas.

d.

estão incorretas as afirmações II, IV e V.

e.

estão incorretas as afirmações I, II e III.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base nas informações fornecidas, as afirmações corretas são as seguintes: III – Em relação à identidade de gênero, aplica-se o princípio da autodeterminação ou da autoidentificação de gênero, que significa que é a pessoa, a partir de sua percepção de si (fator subjetivo), quem define sua identidade de gênero. IV – Na hipótese de haver diferença entre o gênero definido no nascimento a partir do sexo biológico e o gênero com o qual a pessoa se identifica, deve prevalecer o primeiro, pois a percepção que a pessoa tem de si quanto à sua identidade de gênero é irrelevante. V – As diretrizes internacionais sobre questões ligadas à identidade de gênero são relevantes e interferem na legislação nacional e nas decisões do Poder Judiciário brasileiro. Portanto, a alternativa correta é a letra "c".

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais