Buscar

) Ler o mundo significa compreender os diversos sinais, os inúmeros significados, as possíveis variantes contextuais em um determinado grupo social...

) Ler o mundo significa compreender os diversos sinais, os inúmeros significados, as possíveis variantes contextuais em um determinado grupo social. Durante muito tempo, a condição de leitor se constituía a partir da competência em codificar/decodificar letras e palavras, sendo a divisão entre alfabetizados e analfabetos o único critério para a competência de ler e escrever. ROGÉRIO, Rosa Maria de Freitas; ALMEIDA, Silvia Cristina Herculano; SILVA, Andreia Corrêa da. Letramento e alfabetização. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A, 2017. Considerando o contexto da linguagem, analise as afirmativas a seguir: I. Paulo Freire nos alerta, a competência leitora e escritora perpassa outras nuances para além da codificação/decodificação, construindo possibilidades de contextos leitores diversos a partir dos significados e funções de cada objeto/situação/fenômeno. II. As ideias de Vygotsky indicam que o desenvolvimento da linguagem escrita é resultante de uma construção social, ou seja, da interação dos indivíduos entre si e com o meio, num processo contínuo. III. Ferreiro (2011) entende o processo de alfabetização como uma vivência pontual, ou seja, está ligada à competência de codificar/decodificar a leitura e a escrita. Sendo assim, é um fenômeno intrínseco à alfabetização, já que considera os aspectos sociais na composição dos conhecimentos linguísticos. IV. Para Soares (2016), a alfabetização com enfoque somente no sistema de escrita alfabética não garante que o sujeito se aproprie de todas as funções da escrita. Para ela, o processo de alfabetização se relaciona somente com a apropriação da escrita; diferente do alfabetismo e do letramento, que permitem englobar ao processo de alfabetização práticas de leitura e escrita em seus contextos sociais. Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em: Selecione uma alternativa: a) II, III e IV, apenas. b) I, III e IV, apenas. c) I, II e III, apenas. d) I, II e IV, apenas. e) I, II, III e IV.

Respostas

322 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmativas apresentadas, a alternativa correta é a letra d) I, II e IV, apenas. Isso porque a afirmativa I está de acordo com as ideias de Paulo Freire sobre a competência leitora e escritora, a afirmativa II está de acordo com as ideias de Vygotsky sobre o desenvolvimento da linguagem escrita como construção social, e a afirmativa IV está de acordo com as ideias de Soares sobre a diferença entre alfabetização, alfabetismo e letramento. A afirmativa III está incorreta, pois Ferreiro não considera o processo de alfabetização como uma vivência pontual, mas sim como um processo que envolve aspectos sociais na composição dos conhecimentos linguísticos.

2
Dislike0
User badge image

Maria Rosinete Oliveira

 

Ler o mundo significa compreender os diversos sinais, os inúmeros significados, as possíveis variantes contextuais em um determinado grupo social. Durante muito tempo, a condição de leitor se constituía a partir da competência em codificar/decodificar letras e palavras, sendo a divisão entre alfabetizados e analfabetos o único critério para a competência de ler e escrever.

ROGÉRIO, Rosa Maria de Freitas; ALMEIDA, Silvia Cristina Herculano; SILVA, Andreia Corrêa da. Letramento e alfabetização. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A, 2017.

Considerando o contexto da linguagem, analise as afirmativas a seguir:

I. Paulo Freire nos alerta, a competência leitora e escritora perpassa outras nuances para além da codificação/decodificação, construindo possibilidades de contextos leitores diversos a partir dos significados e funções de cada objeto/situação/fenômeno.

II. As ideias de Vygotsky indicam que o desenvolvimento da linguagem escrita é resultante de uma construção social, ou seja, da interação dos indivíduos entre si e com o meio, num processo contínuo.

III. Ferreiro (2011) entende o processo de alfabetização como uma vivência pontual, ou seja, está ligada à competência de codificar/decodificar a leitura e a escrita. Sendo assim, é um fenômeno intrínseco à alfabetização, já que considera os aspectos sociais na composição dos conhecimentos linguísticos.

IV. Para Soares (2016), a alfabetização com enfoque somente no sistema de escrita alfabética não garante que o sujeito se aproprie de todas as funções da escrita. Para ela, o processo de alfabetização se relaciona somente com a apropriação da escrita; diferente do alfabetismo e do letramento, que permitem englobar ao processo de alfabetização práticas de leitura e escrita em seus contextos sociais.

Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:


Alternativas:

  • a)

II, III e IV, apenas.

  • b)

I, III e IV, apenas.

  • c)

I, II e III, apenas.

  • d)

I, II e IV, apenas.

  • e)

I, II, III e IV.

Alternativa assinalada

Alternativa correta é a Letra E, corrigida pelo AVA.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina