Os direitos de terceira geração dedicam-se aos princípios da solidariedade e da fraternidade. São atribuídos genericamente a todas as formações sociais, protegendo interesses de titularidade coletiva ou difusa. Sobre os exemplos de direito de terceira geração, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. ( ) A defesa do consumidor, a paz, a autodeterminação dos povos, o patrimônio comum da humanidade, o progresso e desenvolvimento. ( ) Esses direitos representam os meios de defesa das liberdades do indivíduo a partir da exigência da não ingerência abusiva dos Poderes Públicos na esfera privada do indivíduo. ( ) Os direitos de terceira geração identificam-se com 'as liberdades positivas, reais ou concretas, e acentuam o princípio da igualdade entre os homens (igualdade material).
No artigo 1º da Constituição temos a consagração dos princípios materiais estruturantes que constituem diretrizes fundamentais para toda a ordem constitucional. Sobre as características determinadas no artigo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Trata-se de uma federação (forma de Estado). ( ) Trata-se de uma república (forma de governo). ( ) Adota o regime político socialista. ( ) Constitui a limitação do poder e a restrição das garantias de direitos fundamentais aos particulares.
Acerca das garantias fundamentais, assinale a alternativa CORRETA:
A Direitos sociais são direitos fundamentais do homem, verdadeiras liberdades positivas, de observância facultativa em um Estado Social de Direito. B Os direitos fundamentais surgiram como normas para restringir o Estado, exigindo um comportamento omissivo em favor da liberdade do cidadão brasileiro, diminuindo o domínio da autonomia individual diante da ação estatal. C Direitos individuais têm o intuito de garantir a vida digna das pessoas. Esses direitos não podem ser individuais na essência, no sentido de resguardas de grupos específicos de pessoas. D Os direitos fundamentais podem ser entendidos como os direitos capitais, individuais, coletivos, políticos e jurídicos que estão contidos na Carta Magna. Podemos ainda dizer que eles são alicerçados nos princípios dos direitos humanos, que avalizam a liberdade, a igualdade etc.