O quadro abaixo apresenta o código genético universal, ressaltando-se que há um códon que codifica a metionina e também funciona como códon de início da tradução, além de três códons “PARE”, os quais sinalizam o fim da mensagem. 408) O RNAm guiará a síntese de proteína, códon a códon, com base na informação transcrita do DNA. Analise a seguinte cadeia polinucleotídica de um fragmento de DNA: 3’ – CGCATTCTATATGGC – 5’. Considerando o antiparalelismo da dupla-hélice do DNA, a cadeia polinucleotídica complementar é
a) 5’ – GCCATATAGAATGCG – 3’ b) 3’ – GCGAUUCUAUAUGGC – 5’ c) 3’ – GCCATATAGAATGCG – 5’ d) 5’– GCGUAAGAUAUACCG – 3’ e) 5’ – CGGTATATCTTACGC – 3’
a) a sequência de aminoácidos de 2019-nCoV é mais semelhante à de SRAG-1, pois os ribossomos virais geralmente codificam proteínas semelhantes. b) ribossomos virais cometem erros durante a síntese proteica, o que explica as diferenças observadas entre as proteínas de SRAG-1 e SRAG-2 em relação ao 2019-nCoV. c) apesar das diferenças, a união entre aminoácidos na mesma cadeia proteica ocorre através de ligações peptídicas e fosfodiéster, em todos os coronavírus. d) as diferentes proteínas de coronavírus estudadas resultaram, cada uma, da transcrição de um único RNAm que continha, originalmente, 10 nucleotídeos. e) as proteínas do 2019-nCoV e SRAG-1 foram traduzidas a partir de transcritos de RNAm originados de diferentes sequências de nucleotídeos.
A relação existente entre as “palavras de três letras” com o código genético presente nos seres vivos pode ser delineada a partir da
a) sequência fixa e periódica dos três tipos de bases nitrogenadas presentes nas cadeias do DNA. b) interação entre as três cadeias polinucleotídicas formadoras da dupla hélice presente no DNA. c) relação entre as trincas (códons) encontradas no RNAm e os aminoácidos encontrados em uma proteína. d) produção dos três tipos de RNA (RNAm, RNAr e RNAt) durante o processo de tradução da informação genética. e) união de uma pentose com um grupo fosfato e uma base nitrogenada na construção das trincas (códons) presentes no DNA.
Considerando os mecanismos de transcrição e tradução, a informação genética alterada codifica o aminoácido
a) valina. b) glicina. c) histidina. d) triptofano. e) ácido glutâmico.
Para que a síntese proteica ocorra, o ribossomo (organela identificada por VIII) deve associar-se a moléculas de ácidos desoxirribonucleicos mensageiro e tradutor, que contêm códons necessários à síntese da proteína.
Certo Errado
Qual é o RNAm, com códon de parada, que codifica esse polipeptídeo?
a) 3' – AUGCGUAGCUUGGAGUGA – 5' b) 5' – AUGCGUAGCUUGGAGUGG – 3' c) 3' – AGUGAGGUUCGAUGCGUA – 5' d) 5' – GUACGUAGCUUGGAGAGU – 3' e) 3' – AGUGUUCAGCGAUGCAUG – 5’
Considerando as figuras precedentes, que mostram os cortes de duas células cujos componentes são identificados pelos números de I a VIII, julgue o item a seguir. Os elementos identificados por I e VI correspondem a locais de intensa transcrição do ácido ribonucleico ribossômico (RNAr).
Considerando as semelhanças e diferenças entre as estruturas químicas dos compostos anteriores e seus conhecimentos sobre os processos bioquímicos da célula, escolha a alternativa que preenche corretamente as lacunas no texto a seguir: 'O composto (i) (ii) semelhante portanto, pode ser utilizado para inibir , Uma vez que tem estrutura química muito à do (iii) , sendo, erroneamente reconhecido (iv)
a) (i) tirosina; (ii) a síntese de proteínas; (iii) nucleotídeo dAMP; (iv) pelo ribossomo como possível precursor na transcrição. b) (i) vidarabina; (ii) a replicação do DNA; (iii) nucleotídeo dAMP; (iv) pela polimerase como possível precursor na síntese do DNA. c) (i) vidarabina; (ii) a síntese de proteínas; (iii) ácido úrico; (iv) pelo ribossomo como possível precursor na tradução. d) (i) tirosina; (ii) a replicação do DNA; (iii) nucleotídeo dAMP; (iv) pela transcritase como possível precursor do DNA.