Logo Passei Direto
Buscar
Os argumentos, a favor, na linha instrumental consideram que há uma relação positiva entre o comportamento socialmente responsável e a performance econômica da empresa. Justifica-se esta relação por uma ação pró-ativa da empresa, que busca oportunidades geradas por:


Uma diferenciação de seus produtos diante de seus competidores menos responsáveis socialmente.
User badge image
AdmComigo

há 2 anos

User badge image
AdmComigo

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Os argumentos a favor, na linha instrumental, consideram que há uma relação positiva entre o comportamento socialmente responsável e a performance econômica da empresa. Essa relação é justificada pela ação pró-ativa da empresa, que busca oportunidades geradas por uma diferenciação de seus produtos diante de seus competidores menos responsáveis socialmente.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Chiavenato (2005) afirma a existência de três fatores que influenciam as decisões éticas em uma organização, sendo eles:


Intensidade ética, Desenvolvimento moral e Definição de princípios éticos.

Se empresa-cidadã é aquela que não foge aos compromissos de trabalhar para a melhoria da qualidade de vida de toda a sociedade, logo o conceito de cidadania empresarial encampa a noção de co-responsabilidade da empresa pelos problemas da sociedade. Por outro lado, Martinelli (2000) propõe uma perspectiva de evolução da empresa, classificável em três estágios:


A empresa-cidadã que opera sob uma concepção estratégica e um compromisso ético, resultando na satisfação das expectativas e respeito dos parceiros.

A natureza das relações da empresa e seus interlocutores tem apresentado nos últimos tempos certas modificações que tenderiam para o descentramento da corporação, e que na maioria dos casos a literatura acadêmica e não-acadêmica tem considerado a responsabilidade social corporativa uma atividade pós-lucro, ou seja, um foco na necessidade da corporação de realizar lucros para sobreviver e tornando, assim, a responsabilidade social uma ação instrumental.


Ashley.

Este estudo mostra que muitas empresas ainda caminham na contramão das práticas da ética e responsabilidade social, porque ainda têm dificuldade de:


Enxergar o futuro e não possuem a visão sistêmica de que tal prática diz respeito à sua imagem e reputação, além de corresponder ao seu patrimônio.

O surgimento da ética empresarial como campo de estudos está intimamente ligado à evolução do sistema ……., assim como as mudanças por que passaram as sociedades industriais no último século:


Econônimo.

A aplicação da doutrina ética como prática no meio empresarial é atual, mas em contrapartida está presente nas organizações desde que estas iniciaram suas atividades, pelo simples fato de que são compostas por:


Pessoas.

Segundo Queiroz e Ferreira et al, pode-se observar que o dever da responsabilidade social corporativa passou a ser acompanhado a partir da década de ………., e a partir daí a necessidade de construir ferramentas teóricas que pudessem ser testadas e aplicadas no meio:


1970.

Começou-se a falar de stakeholder, termo este que Chiavenato (2005) define como vários parceiros que contribuem para a organização, e que para alcançar sucesso as organizações precisam da contribuição desses parceiros; porém, nem todos têm atuação direta e interna na organização, como por exemplo os acionistas, fornecedores e clientes. Em que ano começou:


1963.

Mais conteúdos dessa disciplina