Buscar

Em um sistema binário, as estrelas orbitam ao redor de um ponto comum. A luz de ambas é observada na Terra. Assuma que ambas emitem uma luz com com...

Em um sistema binário, as estrelas orbitam ao redor de um ponto comum. A luz de ambas é observada na Terra. Assuma que ambas emitem uma luz com comprimento de onda de 6,58.10-7 m.
a) Quando as estrelas estão na configuração mostrada na figura A, o observador na Terra mede um comprimento de 6,58.10-7 m onda para ambas. Explique porque não existe efeito Doppler neste caso.
b) Quando as estrelas estão nas posições mostradas na figura B, o observador na Terra mede dois comprimentos de onda: 6,50.10-7 m para a estrela A e 6,76.10-7 m para a estrela B. Determine a velocidade das estrelas e indique qual está se distanciando e qual está se aproximando.


Essa pergunta também está no material:

Provas teóricas (RESOLVIDAS) da OIAA
154 pág.

Astronomia e Astrofísica

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) Na configuração mostrada na figura A, em que as estrelas estão se afastando ou se aproximando do observador na Terra, não há efeito Doppler porque não há movimento relativo entre as estrelas e o observador. Portanto, o comprimento de onda medido é o mesmo que o emitido pelas estrelas. b) Na configuração mostrada na figura B, em que as estrelas estão se afastando ou se aproximando do observador na Terra, há um efeito Doppler devido ao movimento relativo entre as estrelas e o observador. O comprimento de onda medido é diferente do emitido pelas estrelas. Para determinar a velocidade das estrelas, podemos usar a fórmula do efeito Doppler: Δλ/λ = v/c Onde Δλ é a diferença entre o comprimento de onda medido e o comprimento de onda emitido, λ é o comprimento de onda emitido, v é a velocidade relativa das estrelas em relação ao observador e c é a velocidade da luz. Para a estrela A, temos: ΔλA/λA = (6,50.10-7 - 6,58.10-7) / 6,58.10-7 Para a estrela B, temos: ΔλB/λB = (6,76.10-7 - 6,58.10-7) / 6,58.10-7 A partir dessas equações, podemos determinar a velocidade relativa das estrelas. A estrela que apresentar um valor positivo está se afastando do observador, enquanto a estrela com um valor negativo está se aproximando.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais