Buscar

Não deixa de causar certo desconforto, entre aqueles que têm se dedicado ao estudo das transformações no mundo rural, estarmos aqui reunidos, em pl...

Não deixa de causar certo desconforto, entre aqueles que têm se dedicado ao estudo das transformações no mundo rural, estarmos aqui reunidos, em pleno século XXI, para falar de reforma agrária, uma questão que já deveria ter sido resolvida no Brasil desde a segunda metade do século XIX. Entretanto, por fazer parte da realidade atual, como uma questão importante a ser tratada – embora, muitos dos que a defendiam no passado recente não mais pensem assim – não podemos e nem temos o direito de ignorá-la, pelo significado que ela encerra, seja do ponto de vista sócio-econômico, seja da dimensão política que lhe é inerente”.

(LOPES, E. S. A. A Reforma Agrária no Brasil: um velho problema, esperando uma solução que nunca chega? Fundação Joaquim Nabuco. Acesso em: 22 maio de 2015.)

A justificativa principal para a defesa da reforma agrária no Brasil assenta-se na existência, no espaço rural do país,


💡 3 Respostas

User badge image

Júlio

CURTI POR FAVOR!!!

na concentração excessiva de terras nas mãos de poucos proprietários. Isso resulta em desigualdades socioeconômicas significativas, com a maior parte das terras sendo utilizada para monoculturas voltadas para exportação, em detrimento da produção de alimentos para consumo interno e do desenvolvimento de comunidades rurais. A reforma agrária busca redistribuir a posse da terra de forma mais equitativa, promovendo o acesso à terra para pequenos agricultores e trabalhadores rurais, visando melhorar suas condições de vida e promover o desenvolvimento sustentável das áreas rurais.
1
Dislike0
User badge image

Amanda Mendes

Por favor, curti minha resposta!!

Na concentração excessiva de terras nas mãos de poucos proprietários. Isso resulta em desigualdades socioeconômicas significativas, com a maior parte das terras sendo utilizada para monoculturas voltadas para exportação, em detrimento da produção de alimentos para consumo interno e do desenvolvimento de comunidades rurais. A reforma agrária busca redistribuir a posse da terra de forma mais equitativa, promovendo o acesso à terra para pequenos agricultores e trabalhadores rurais, visando melhorar suas condições de vida e promover o desenvolvimento sustentável das áreas rurais.
1
Dislike0
User badge image

Ed Verified user icon

Desculpe, mas sua pergunta está incompleta. Você precisa fornecer as alternativas para que eu possa ajudá-lo a escolher a alternativa correta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais