Logo Passei Direto
Buscar

Química

Outros
0,1% do cloreto de amónio se hidrolisou em água a 25°C. Sabendo- se que a solução inicial do sal tinha concentração 10-2 mol/L, calcule:
a) a equação iônica de hidrólise salina;
b) a constante de hidrólise (Kh);
c) o pH da solução;
d) o valor da constante de dissociação do hidróxido de amônio (Kb). da solução tampão irá variar.
(16) Adicionando-se NaOH a essa solução, o pH não irá variar significativamente, pois as hidroxilas adicionadas serão consumidas pelas moléculas não ionizadas de CH3COOH.
Soma: ( )


User badge image
Testando o Conhecimento

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Para calcular os itens solicitados, vamos seguir os passos: a) A equação iônica de hidrólise salina é obtida considerando a dissociação do cloreto de amônio (NH4Cl) em íons amônio (NH4+) e cloreto (Cl-), e a reação de hidrólise do íon amônio com a água, formando íons hidrônio (H3O+) e amônio (NH3). Portanto, a equação iônica de hidrólise salina é: NH4+ + H2O ⇌ NH3 + H3O+ b) A constante de hidrólise (Kh) é calculada utilizando as concentrações dos íons amônio (NH4+) e hidrônio (H3O+) na equação iônica de hidrólise. No caso, a concentração inicial do sal é 10^-2 mol/L. Como 0,1% do sal se hidrolisou, temos que 0,1% de 10^-2 mol/L é igual a 10^-4 mol/L. Portanto, as concentrações dos íons amônio (NH4+) e hidrônio (H3O+) são 10^-4 mol/L. Assim, a constante de hidrólise (Kh) é: Kh = [NH3][H3O+] / [NH4+] c) Para calcular o pH da solução, é necessário determinar a concentração de íons hidrônio (H3O+). Como a concentração inicial do sal é 10^-2 mol/L e 0,1% se hidrolisou, temos que a concentração de íons hidrônio (H3O+) é 10^-4 mol/L. Portanto, o pH da solução é dado por: pH = -log[H3O+] d) A constante de dissociação do hidróxido de amônio (Kb) pode ser calculada utilizando a constante de hidrólise (Kh) e a constante de dissociação da água (Kw). A relação entre essas constantes é dada por: Kb = Kw / Kh Espero ter ajudado! Se tiver mais alguma dúvida, é só perguntar.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Como a força dos ácidos e das bases variam, os sais que deles decorrem também terão graus de acidez e basicidade diversos. Mas se a acidez de um meio é determinada pela concentração de H+, e a basicidade, pela concentração de OH–, como um sal pode ter caráter ácido/básico?


Efeito do Íon Comum
Ao adicionarmos a uma solução um composto que possua um íon comum ao do soluto preexistente, o equilíbrio se desloca no sentido de consumir esse íon – já que a constante KPS não sofre variação a não ser com mudança de temperatura –, formando mais precipitado, se se tratar de um soluto sólido.
Exemplo: Solução de AgCl em equilíbrio → adiciono HCl, que se ioniza na solução, gerando íons H+ e Cl– → a concentração de Cl– aumenta na solução → equilíbrio se desloca no sentido de consumir o excesso de Cl– → forma-se mais AgCl puro e sólido.


1. (Vunesp) Quando se adiciona o indicador fenolftaleína a uma solução aquosa incolor de uma base de Arrhenius, a solução

fica vermelha. Se a fenolftaleína for adicionada a uma solução aquosa de um ácido de Arrhenius, a solução continua incolor. Quando se dissolve cianeto de sódio em água, a solução fica vermelha após adição de fenolftaleína. Se a fenolftaleína for adicionada a uma solução aquosa de cloreto de amônio, a solução continua incolor.

a) Explique o que acontece no caso do cianeto de sódio, utilizando equações químicas.
b) Explique o que acontece no caso do cloreto de amônio, utilizando equações químicas.

Numa estação de tratamento de água, uma das etapas do processo tem por finalidade remover parte do material em suspensão e pode ser descrita como adição de sulfato de alumínio e de cal, seguida de repouso para a decantação.

a) Quando o sulfato de alumínio - Aℓ2(SO4)3 - é dissolvido em água, forma-se um precipitado branco gelatinoso, constituído por hidróxido de alumínio. Escreva a equação balanceada que representa esta reação.
b) Por que é adicionada cal - CaO - neste processo? Explique, usando equações químicas.

6. 01 + 04 + 16 = 21
(01) Verdadeira.
No tampão, ocorre o seguinte equilíbrio:
CH3COOH ⇌CH3COO- + H+
0,1 M 0,1 M X Concentrações no equilíbrio
A concentração final de ácido acético é praticamente igual à inicial por se tratar de um ácido fraco, ou seja, de baixo grau de ionização.

Para calcularmos o valor de pH, devemos obter o valor de x, o que será feito usando-se a expressão da constante de ionização do ácido:
???? = [????????3????????????−]. [????+]/[????????3????????????]
→ 10−5 = 10−1/10−1
→ ???? = 10−5 ????????????/????

Pela definição de pH, teremos: pH = -log[H+]
→ pH = - log 10-5 = 5,0

(02) Falsa. A principal função do tampão é garantir que não haja variação significativa de pH quando, ao sistema, são adicionadas pequenas quantidades de ácidos ou bases. No caso em questão, a adição de um volume de 0,1mL de HCl a 200 mL de tampão não provocaria grande variação de pH.

(04) Verdadeira. Os íons acetato são bases fortes de Bronsted-Lowry e, portanto, podem consumir íons H+ originados da adição de ácido. Pode-se expressar o processo por meio de outra equação (sem a presença dos íons espectadores).
CH3COO-(aq)+ H+(aq) → CH3CO


Mais conteúdos dessa disciplina