Buscar

A patologia se dedica ao estudo das alterações estruturais, bioquímicas e funcionais em células, tecidos e órgãos que constituem a base das doenças...

A patologia se dedica ao estudo das alterações estruturais, bioquímicas e funcionais em células, tecidos e órgãos que constituem a base das doenças. Por meio do uso de técnicas moleculares, microbiológicas e morfológicas, a patologia tenta explicar os porquês e as causas dos sinais e sintomas manifestados pelos pacientes, fornecendo, portanto, uma base racional para a terapêutica e os cuidados clínicos. Fonte: KUMAR, V. et al. Robbins & Cotran: Patologia: Bases patológicas das doenças. 9. ed. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2016.

Diante do exposto, analise as seguintes afirmacoes:

I. O estudo da patologia é dividido em patologia geral e patologia sistêmica. A patologia geral se preocupa com as reações comuns das células e tecidos aos estímulos nocivos. Tais reações, geralmente, não são específicas de um determinado tecido. Por outro lado, a patologia sistêmica examina as alterações e os mecanismos subjacentes das doenças específicas de determinado órgão.
 II. Os quatro aspectos de um processo de doença que formam o cerne da patologia são: sua causa (etiologia), os mecanismos bioquímicos e moleculares do seu desenvolvimento (alterações morfológicas), as alterações estruturais provocadas nas células e órgãos do corpo (patogenia ou patogênese) e as consequências funcionais dessas alterações.
III. Os resultados das alterações genéticas, bioquímicas e estruturais nas células e tecidos são anormalidades funcionais, as quais provocam as manifestações clínicas (sinais e sintomas) das doenças, bem como a sua progressão (curso clínico e consequências).
IV. Sinais são as alterações orgânicas evidentes no paciente, ou seja, é o que o profissional da área de saúde pode


a. Verdadeiro, Verdadeiro, Verdadeiro, Verdadeiro.
b. Verdadeiro, Verdadeiro, Falso, Verdadeiro.
c. Verdadeiro, Falso, Verdadeiro, Falso.
d. Falso, Verdadeiro, Verdadeiro, Falso.
e. Falso, Falso, Verdadeiro, Verdadeiro.

Essa pergunta também está no material:

Atividade Online Pontuada 01_ Revisão da tentativa Patologia Geral
6 pág.

Patologia Geral Grau TécnicoGrau Técnico

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa c) Verdadeiro, Falso, Verdadeiro, Falso.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais