Buscar

Durante toda nossa vida, a pressão arterial sofre alterações de pressão. Esse processo pode ocorrer rapidamente, em uma resposta de curto prazo, co...

Durante toda nossa vida, a pressão arterial sofre alterações de pressão. Esse processo pode ocorrer rapidamente, em uma resposta de curto prazo, como por exemplo elevar a pressão arterial devido a uma queda repentina da pressão. Já a resposta em longo prazo depende do rim, que regulam a pressão pelo volume sanguíneo.

 

Elaborado pelo Professor, 2023.

 


Diante do exposto acima, avalie as afirmativas a seguir:



I. A liberação de renina pelo rim é um mecanismo de longo prazo para regulação da pressão arterial.

​II. A ativação do sistema nervoso simpático é uma resposta de curto prazo para a regulação da pressão arterial.

​III. A liberação de óxido nítrico pelos vasos sanguíneos é uma resposta de curto prazo para a regulação da pressão arterial, promovendo vasodilatação.

IV. O sistema renina-angiotensina-aldosterona (RAA) está envolvido na regulação da pressão arterial em longo prazo, aumentando a reabsorção de sódio e água pelos rins.


 

É correto o que se afirma em:

 

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base nas informações fornecidas, podemos avaliar as afirmativas da seguinte forma: I. A liberação de renina pelo rim é um mecanismo de longo prazo para regulação da pressão arterial. Essa afirmativa está correta. A renina é uma enzima liberada pelos rins que desempenha um papel importante na regulação da pressão arterial a longo prazo. II. A ativação do sistema nervoso simpático é uma resposta de curto prazo para a regulação da pressão arterial. Essa afirmativa está correta. O sistema nervoso simpático é responsável por desencadear uma resposta rápida para aumentar a pressão arterial em situações de estresse ou necessidade de maior fluxo sanguíneo. III. A liberação de óxido nítrico pelos vasos sanguíneos é uma resposta de curto prazo para a regulação da pressão arterial, promovendo vasodilatação. Essa afirmativa está correta. O óxido nítrico é uma substância liberada pelos vasos sanguíneos que promove a vasodilatação, ou seja, o relaxamento dos vasos, o que contribui para a redução da pressão arterial. IV. O sistema renina-angiotensina-aldosterona (RAA) está envolvido na regulação da pressão arterial em longo prazo, aumentando a reabsorção de sódio e água pelos rins. Essa afirmativa está correta. O sistema renina-angiotensina-aldosterona desempenha um papel importante na regulação da pressão arterial a longo prazo, aumentando a reabsorção de sódio e água pelos rins, o que contribui para o aumento da pressão arterial. Portanto, todas as afirmativas estão corretas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais