Logo Passei Direto
Buscar
4) Um bastão com diâmetro D = 25 mm e condutividade térmica k = 60 W/m.K se estende perpendicularmente à parede externa de um forno que está a Tp = 200 C e se encontra coberta por uma camada de isolamento térmico com espessura Lis = 200 mm. O bastão está soldado à parede do forno e é utilizado para sustentação de cabos de instrumentação. A fim de evitar danos aos cabos, a temperatura na superfície exposta do bastão, Te, deve ser mantida abaixo de um limite operacional especificado em Tmax = 100 C. A temperatura ambiente é de T = 25 C, e o coeficiente de transferência de calor h = 15 W/m2.K.
a) Se o bastão tem 200 mm de comprimento exposto, o limite operacional irá ser ultrapassado?
b) Qual o calor trocado pelo bastão se for retirado a camada de isolamento junto à superfície do forno?

(Resp.: Não, Te = 109,3 °C; q = 34 W)


User badge image
Progresso com Exercícios

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

a) Para determinar se o limite operacional será ultrapassado, precisamos calcular a temperatura na superfície exposta do bastão, Te. Podemos usar a equação da condução de calor em regime estacionário: q = (k * A * (Tp - Te)) / L Onde: q é o fluxo de calor, k é a condutividade térmica, A é a área de transferência de calor, Tp é a temperatura da parede externa do forno, Te é a temperatura na superfície exposta do bastão, L é o comprimento exposto do bastão. Podemos calcular a área de transferência de calor usando o diâmetro do bastão: A = π * (D/2)^2 Substituindo os valores fornecidos na equação, temos: q = (60 * π * (25/2)^2 * (200 - Te)) / 200 Para manter Te abaixo de Tmax = 100 °C, devemos ter q ≤ 0. Portanto, podemos resolver a equação para encontrar o valor de Te: 0 = (60 * π * (25/2)^2 * (200 - Te)) / 200 Resolvendo essa equação, encontramos Te = 109,3 °C. Portanto, o limite operacional não será ultrapassado, pois Te é menor que Tmax. b) Para calcular o calor trocado pelo bastão se a camada de isolamento for removida, podemos usar a equação do fluxo de calor: q = h * A * (Tp - T∞) Onde: q é o fluxo de calor, h é o coeficiente de transferência de calor, A é a área de transferência de calor, Tp é a temperatura da parede externa do forno, T∞ é a temperatura ambiente. Podemos calcular a área de transferência de calor usando o diâmetro do bastão: A = π * (D/2)^2 Substituindo os valores fornecidos na equação, temos: q = 15 * π * (25/2)^2 * (200 - 25) Calculando esse valor, encontramos q = 34 W. Portanto, o calor trocado pelo bastão, se a camada de isolamento for removida, é de 34 W.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

1) Uma barra de latão (k = 110 W/m.K) de 100 mm de comprimento e 5 mm de diâmetro se estende horizontalmente de um molde de fundição a 200 C. A barra está no ar ambiente com T = 20 C e h = 30 W/m2K. Qual a temperatura da barra a 25, 50, 100 mm a partir do molde. (Resp.: x=25mm T=156 C, x=50mm T=128,9 C e x=100mm T=107 C).


3) Aletas de alumínio com perfil triangular são fixadas a uma parede plana cuja temperatura na superfície é de 250 ºC. A espessura da base das aletas é de 2 mm, e o seu comprimento é de 6 mm. O sistema encontra-se a uma temperatura de 20 ºC, com um coeficiente de transferência de calor por convecção na superfície de 40 W/m2.K.
a) Quais são a eficiência e a efetividade das aletas? (Resp.:  = 0,99,  = 6,02)
b) Qual é o calor dissipado por unidade de largura em uma única aleta? (Resp.: qa = 110,8 W/m).


Mais conteúdos dessa disciplina