Buscar

TBL - CASO DE APLICAÇÃO Um adolescente passeava livremente em um parque quando se deparou com uma serpente. Imediatamente a frequência cardíaca e ...

TBL - CASO DE APLICAÇÃO

Um adolescente passeava livremente em um parque quando se deparou com uma serpente. Imediatamente a frequência cardíaca e frequência respiratória do jovem se elevou.
Como é possível explicar esta alteração repentina de controle parassimpático para controle simpático, além da liberação de adrenalina pelos neurônios pós-ganglionares simpáticos?

A via aferente ou sensorial capta o estímulo por meio de receptores e manda para o SNC, o cérebro interpreta a situação no córtex como um perigo e ativa o SN autônomo simpático. Assim, o hipotálamo envia sinais para a parte simpática (toracolombar) para ativar a via simpática, que causa o aumento nos batimentos cardíacos, dilata a pupila, manda sangue para os músculos se prepararem para correr, aumenta o fluxo sanguíneo, gera vasoconstrição e promove a liberação de adrenalina pelas glândulas suprarrenais. Ao ver a serpente, a garota ativou as vias sensitivas aferentes, fazendo com que o SN respondesse pelas vias eferentes, liberando hormônios que atuam na ativação do comportamento de luta e fuga. Um exemplo é a estimulação da suprarrenal para a produção e liberação de cortisol (hormônio do estresse), assim como da adrenalina.
Essa ativação acontece por meio da liberação do ACTH pela hipófise anterior que estimula a suprarrenal. Com a liberação hormonal ocorre um aumento do fluxo sanguíneo, para suprir a necessidade de nutrientes e oxigênio para que as células produzam ATP necessário para uma resposta mais rápida e ativa contra a serpente.

Essa pergunta também está no material:

tbl 2 sist digestório respondido
4 pág.

Tbl Universidade do Sul de Santa CatarinaUniversidade do Sul de Santa Catarina

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alteração repentina do controle parassimpático para controle simpático, além da liberação de adrenalina pelos neurônios pós-ganglionares simpáticos, ocorre devido à ativação do sistema nervoso simpático em resposta ao estímulo de perigo percebido pelo cérebro. O hipotálamo envia sinais para a parte simpática do sistema nervoso autônomo, que ativa a via simpática. Isso resulta no aumento da frequência cardíaca, elevação da frequência respiratória, dilatação da pupila, aumento do fluxo sanguíneo para os músculos, vasoconstrição e liberação de adrenalina pelas glândulas suprarrenais. Essas respostas fisiológicas preparam o organismo para a ação de luta ou fuga diante da situação de perigo, como no caso do encontro com a serpente no parque.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais