Buscar

Os telômeros são regiões do cromossomo que fornecem estabilidade ao cromossomo. À medida que as células se dividem, o tamanho dos telômeros se alte...

Os telômeros são regiões do cromossomo que fornecem estabilidade ao cromossomo. À medida que as células se dividem, o tamanho dos telômeros se altera e, quando atinge o tamanho limite, a célula entra em senescência.
Com relação aos telômeros e à manutenção dos telômeros pelos processos celulares, marque a alternativa correta.


a. Os telômeros são estruturas especializadas, na porção central dos cromossomos, que contêm repetições em uma curta sequência de DNA.
b. A telomerase é a enzima responsável por controlar a replicação dos telômeros adicionando sequências codificadoras quando perdidas.
c. A telomerase sintetiza DNA a partir de um molde de RNA que compõe sua estrutura molecular.
d. A telomerase é a única enzima capaz de construir sequências de nucleotídeos de DNA, utilizando uma molécula de ribossomo como estrutura.
e. A telomerase é abundantemente encontrada em organismos unicelulares, em células germinativas e nas células somáticas de organismos pluricelulares.

Essa pergunta também está no material:

Atividade Online Pontuada 02_ Revisão da tentativa-genéticca
3 pág.

Genética Básica e Biologia Molecular Universidade Vila VelhaUniversidade Vila Velha

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B. A telomerase é a enzima responsável por controlar a replicação dos telômeros adicionando sequências codificadoras quando perdidas.

0
Dislike0
User badge image

Giovane Ferreira

A alternativa correta é:

c. A telomerase sintetiza DNA a partir de um molde de RNA que compõe sua estrutura molecular.

Explicação:

  • Os telômeros são regiões especializadas localizadas nas extremidades dos cromossomos, e não na porção central.
  • A telomerase é a enzima responsável por manter os telômeros, mas ela não "controla" a replicação dos telômeros. Ela adiciona sequências repetidas de DNA em direção às extremidades dos cromossomos.
  • A telomerase contém um componente de RNA que serve como molde para a síntese de DNA nas extremidades dos telômeros. Essa síntese ocorre na direção oposta à replicação do DNA cromossômico normal.
  • Não é correto afirmar que a telomerase utiliza uma molécula de ribossomo como estrutura.
  • A telomerase não é abundantemente encontrada em células somáticas de organismos pluricelulares. Ela é mais comum em células germinativas, células-tronco e em algumas células específicas, mas é menos comum nas células somáticas.

Portanto, a alternativa correta é a c. A telomerase sintetiza DNA a partir de um molde de RNA que compõe sua estrutura molecular.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais