Buscar

Desde os primeiros tempos coloniais, a arquitetura espelhava os violentos contrastes sociais: a soberba casa grande tinha por contraste a senzala; ...

Desde os primeiros tempos coloniais, a arquitetura espelhava os violentos contrastes sociais: a soberba casa grande tinha por contraste a senzala; os sobrados tiveram seus opostos nos miseráveis mocambos, prenúncios antigos das atuais favelas. Sobre a sociedade brasileira da época colonial e primeiros tempos imperiais, analise as sentenças a seguir:

I- A sociedade colonial foi predominantemente rural, ocorrendo a urbanização do interior de Minas Gerais por efeito da economia aurífera.

II- A robusta casa grande, a característica do ciclo açucareiro e sociedade rural, passou a ter sua equivalente arquitetônica no sobrado, símbolo da classe predominante, nos tempos finais da época colonial.

III- Enquanto o poder patriarcal caracterizou a sociedade rural, o poder semipatriarcal ou até paternal assinalaria a sociedade urbana. Uma suavização dos rudes costumes surgiu em função da urbanização.Assinale a alternativa CORRETA:

A) As sentenças I, II e III estão corretas.


B) Somente a sentença II está correta.


C) Somente a sentença III está correta.


D) Somente a sentença I está correta.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) As sentenças I, II e III estão corretas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais