Buscar

O uso de surfactantes ou tensoativos para criar emulsões é de suma importância para que ocorra a formação de uma interação entre uma fase oleosa e ...

O uso de surfactantes ou tensoativos para criar emulsões é de suma importância para que ocorra a formação de uma interação entre uma fase oleosa e aquosa. Uma molécula de um surfactante tem um lado com a capacidade de realizar uma ligação com a parte oleosa e outro lado que se associa à fase aquosa, formando uma emulsão e o surgimento de um equilíbrio entre as fases. Este pode ser calculado por meio do equilíbrio hidrofílico-lipofílico (HLB).

O HLB é, portanto, uma relação entre o tamanho e a força das porções hidrofílicas e lipofílicas de uma molécula de surfactante. Por meio do valor do HLB é possível fazer a melhor escolha de surfactantes a serem usados em um sistema. Por exemplo, para emulsões do tipo O/A, o HLB situa-se entre 8 e 16, já para emulsões A/O, o valor situa-se entre 3 e 5. Por isso é importante conhecer e saber usar o HLB para que não ocorram problemas na interação das fases oleosas e aquosas.

Com base no exposto, responda:

a) Qual é o HLB requerido total para a fase oleosa dessa loção cremosa? Atenção, arredonde o resultado final, deixando um número inteiro.

b) Quais são as quantidades de surfactantes a serem usadas (total, surfactante A e surfactante B)? Atenção, arredonde o resultado final para duas casas após a vírgula.

c) Qual é a classificação dos surfactantes usados nessa loção cremosa (catiônico, aniônico ou não iônico)?


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais