Buscar

O que é o complemento nominal de uma oração?

Essa pergunta também está no material:

ATIVIDADE DE REVISAO 8 ANO
1 pág.

Português EE Paulo FreireEE Paulo Freire

💡 5 Respostas

User badge image

hiuker

"O complemento nominal é um termo integrante da oração, cuja função é completar o sentido de um nome (geralmente substantivos, mas também adjetivos ou até advérbios). É acompanhado de preposição e não deve ser confundido com complementos verbais nem com adjuntos adnominais."

Resumo sobre complemento nominal

É um dos termos integrantes da oração.

Acompanha uma classe de nomes, geralmente substantivos (especialmente os substantivos abstratos), adjetivos ou advérbios.

Destaca-se por estar acompanhado de uma preposição, que liga o complemento nominal ao termo complementado por ele.

Tem a função de completar o sentido de um substantivo, adjetivo ou advérbio.

Difere-se do complemento verbal, cuja função é completar o sentido de um verbo.

Difere-se do adjunto adnominal, cuja função é acompanhar um nome para especificá-lo. Todavia, o adjunto adnominal é um termo acessório, ou seja, não é indispensável como o complemento nominal."

O que é complemento nominal?

O complemento nominal é um termo integrante da oração, ou seja, é um termo que, quando se faz presente no enunciado, é essencial para o seu entendimento, não podendo ser dispensado.

Como o próprio nome já indica, a função do complemento nominal é complementar o sentido de um nome, ou seja, de um substantivo, geralmente abstrato. O complemento nominal também pode completar o sentido de adjetivos ou de advérbios. Vejamos alguns exemplos:

O barulho dos vizinhos me incomoda.

O horário da reunião é sempre o mesmo."

Como identificar o complemento nominal na oração?

O complemento nominal costuma vir após o termo complementado por ele.

Além disso, o complemento nominal vem acompanhado de uma preposição, que faz a ponte entre o termo complementado e o próprio complemento. As preposições mais comuns que aparecem nesses casos são “de”, “a”, “em”, “com” e “por”, mas há outras possibilidades.

É bastante comum que o complemento nominal esteja completando o sentido de substantivos abstratos, embora não se limite a eles."

1
Dislike0
User badge image

Ed Verified user icon

O complemento nominal é um termo que complementa o sentido de um nome, geralmente um substantivo, em uma oração. Ele é responsável por completar o sentido do nome, indicando características, propriedades, qualidades, estado, entre outros. O complemento nominal é introduzido por preposição e pode ser constituído por substantivos, pronomes, adjetivos, locuções adjetivas ou orações subordinadas substantivas. Ele é essencial para a compreensão completa da oração.

0
Dislike0
User badge image

Grécia Alanda

O complemento nominal cumpre a função de completar ou alterar o sentido de um nome e é sempre introduzido por uma preposição.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais