Buscar

Depois de compreender o conceito de tráfico de pessoas, indique quais afirmacoes são verdadeiras e quais são falsas. Poderá ser reconhecida a sit...

Depois de compreender o conceito de tráfico de pessoas, indique quais afirmacoes são verdadeiras e quais são falsas.


Poderá ser reconhecida a situação de tráfico de pessoas mesmo com o consentimento da vítima.
Não é necessário que a exploração seja exercida para que seja reconhecido o tráfico de pessoas, bastando que se verifique a intenção manifesta de exploração.
Nas hipóteses em que crianças e adolescentes estão envolvidos bastam dois elementos constitutivos – o ato e a finalidade de exploração – para configurar o tráfico de pessoas.
O tráfico de pessoas ocorre apenas na esfera internacional
Mesmo sendo duas figuras distintas, o tráfico de pessoas e o contrabando de migrantes podem ter intersecções em determinadas situações.

Essa pergunta também está no material:

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada afirmação: 1) Poderá ser reconhecida a situação de tráfico de pessoas mesmo com o consentimento da vítima. Resposta: Verdadeiro. O consentimento da vítima não invalida a caracterização do tráfico de pessoas, uma vez que pode haver coerção, engano ou exploração de vulnerabilidades. 2) Não é necessário que a exploração seja exercida para que seja reconhecido o tráfico de pessoas, bastando que se verifique a intenção manifesta de exploração. Resposta: Falso. Para que seja caracterizado o tráfico de pessoas, é necessário que haja a exploração efetiva da vítima, seja ela sexual, laboral, entre outras formas. 3) Nas hipóteses em que crianças e adolescentes estão envolvidos bastam dois elementos constitutivos – o ato e a finalidade de exploração – para configurar o tráfico de pessoas. Resposta: Verdadeiro. No caso de crianças e adolescentes, basta a comprovação do ato de recrutamento, transporte, transferência, abrigo ou recebimento dessas pessoas, com a finalidade de exploração, para configurar o tráfico de pessoas. 4) O tráfico de pessoas ocorre apenas na esfera internacional. Resposta: Falso. O tráfico de pessoas pode ocorrer tanto na esfera internacional quanto na esfera nacional. O deslocamento da vítima não é um requisito essencial para a caracterização do crime. 5) Mesmo sendo duas figuras distintas, o tráfico de pessoas e o contrabando de migrantes podem ter intersecções em determinadas situações. Resposta: Verdadeiro. Embora sejam crimes distintos, o tráfico de pessoas e o contrabando de migrantes podem se sobrepor em algumas situações, especialmente quando há o transporte ilegal de pessoas através das fronteiras. Espero ter ajudado! Se tiver mais dúvidas, é só perguntar.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais