Buscar

Podemos entender como operação financeira a troca simultânea de capital financeiro, que é acordada entre um credor e um tomador. Para isso, é utili...

Podemos entender como operação financeira a troca simultânea de capital financeiro, que é acordada entre um credor e um tomador. Para isso, é utilizada uma equivalência na transação, entre um capital e outro. Dessa forma, toda e qualquer operação financeira precisa estar estruturada em função do tempo e da taxa de juros, e elas são compostas por quatro componentes, que são: valor presente do capital, representado por (PV); taxa de juros, representado por (i); número de períodos de capitalização, representado por (n); e valor futuro do capital, representado por (VF).Disserte sobre a taxa de juros (I).


💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A taxa de juros (i) é um dos componentes essenciais em uma operação financeira. Ela representa a remuneração ou o custo do capital emprestado ou investido. A taxa de juros é expressa em forma percentual e pode ser pré-fixada, quando é acordada previamente entre as partes, ou pós-fixada, quando é determinada posteriormente com base em algum índice de referência. A taxa de juros influencia diretamente o valor presente (PV) e o valor futuro (VF) do capital em uma operação financeira. Quanto maior a taxa de juros, menor será o valor presente do capital e maior será o valor futuro. Por outro lado, uma taxa de juros menor resultará em um valor presente maior e um valor futuro menor. Além disso, a taxa de juros também está relacionada ao tempo (n) da operação financeira. Quanto maior o prazo de capitalização, maior será o impacto da taxa de juros sobre o valor futuro do capital. É importante destacar que a taxa de juros pode variar de acordo com diversos fatores, como a política monetária do país, a inflação, o risco do tomador do capital, entre outros. Portanto, é fundamental considerar a taxa de juros ao realizar qualquer operação financeira, pois ela afeta diretamente o resultado final.

0
Dislike0
User badge image

RENALDO B JUNIOR

A taxa de juros periódica (I) vem do termo do inglês “interest rate”, cuja tradução é “taxa de juros”, e corresponde ao montante aplicado em uma determinada quantia pelo período de capitalização. A forma de incidência da taxa de juros pode ser diária, semanal, quinzenal, mensal, bimestral, trimestral, quadrimestral, semestral, anual, dentre outras. A aplicação da taxa de juros é expressa em forma de percentual, por exemplo: 7% ou 24%. A letra “i” (minúscula) indica que a taxa “I” foi dividida por cem, por exemplo 0,05 (“I” de 5% é mesmo que um “i” de 0,05).


resposta esperada Ava - ...

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais