Buscar

Leia o trecho da obra Coronelismo, enxada e voto do historiador Victor Nunes Leal. “A rarefação do poder público em nosso país contribuiu muito par...

Leia o trecho da obra Coronelismo, enxada e voto do historiador Victor Nunes Leal.

“A rarefação do poder público em nosso país contribuiu muito para preservar a ascendência dos “coronéis”, já que, por esse motivo, estão em condições de exercer, extraoficialmente, grandes números de funções do Estado em relação aos seus descendentes.” (LEAL, Victor Nunes. Coronelismo, enxada e voto. 7ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2012, p. 62).

Sobre a atuação dos coronéis, no contexto da Primeira República, assinale a alternativa correta.

Questão 3 Escolha uma opção:

a.

Consolidar o papel dos intelectuais na formação da nova República, já que os coronéis são representantes das elites civis e militares urbanas do país e buscavam imprimir uma face de modernização no Brasil.

b.

Garantir a eleição de deputados e senadores indicados e alinhados aos governadores e ao governo federal, bem como do próprio governador através de troca de favores, para conseguir manter sua ampla influência regional sem interferências.

c.

Estabelecer o domínio político entre São Paulo e Minas Gerais durante a chamada política do Café com Leite, já que os coronéis eram lideranças locais consolidadas somente nesses estados.

d.

Se projetar politicamente em cima do controle dos votos das camadas mais pobres, tomando para si não só o poder econômico e social, que já detinham, mas também o poder político.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) Garantir a eleição de deputados e senadores indicados e alinhados aos governadores e ao governo federal, bem como do próprio governador através de troca de favores, para conseguir manter sua ampla influência regional sem interferências.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais