Buscar

A análise dos gráficos da função exponencial, tanto da crescente quanto da decrescente, pode ser muito útil na interpretação do fenômeno que está s...

A análise dos gráficos da função exponencial, tanto da crescente quanto da decrescente, pode ser muito útil na interpretação do fenômeno que está sendo estudado. Assim, por meio deles, podemos identificar domínio, imagem, crescimento, decrescimento e interseção com o eixo y.

Nesse contexto, analisando os gráficos de funções exponenciais y = ax, de crescimento (quando a > 0) e decaimento (quando 0 < a < 1), o que se pode afirmar?


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Ao analisar os gráficos das funções exponenciais, podemos fazer as seguintes afirmações: 1. Domínio: O domínio de uma função exponencial é o conjunto de todos os números reais, pois a função está definida para qualquer valor de x. 2. Imagem: A imagem de uma função exponencial crescente (quando a > 0) é o conjunto de todos os números reais positivos, pois a função cresce indefinidamente à medida que x aumenta. Já a imagem de uma função exponencial decrescente (quando 0 < a < 1) é o conjunto de todos os números reais positivos, porém limitado a valores próximos de zero à medida que x aumenta. 3. Crescimento: Uma função exponencial crescente (a > 0) apresenta crescimento exponencial, ou seja, à medida que x aumenta, y aumenta de forma acelerada. Já uma função exponencial decrescente (0 < a < 1) apresenta decrescimento exponencial, ou seja, à medida que x aumenta, y diminui de forma acelerada. 4. Decrescimento: Uma função exponencial crescente (a > 0) não apresenta decrescimento. Já uma função exponencial decrescente (0 < a < 1) apresenta decrescimento exponencial, ou seja, à medida que x aumenta, y diminui de forma acelerada. 5. Interseção com o eixo y: A função exponencial y = ax sempre intersecta o eixo y no ponto (0, 1), independentemente do valor de a. Essas são algumas das informações que podemos obter ao analisar os gráficos das funções exponenciais de crescimento e decrescimento.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais