Buscar

Sobre a narrativa “Conversa de bois”, de Guimarães Rosa, considere as seguintes afirmativas: 1. O narrador assume, como pressuposto da narrativa, ...

Sobre a narrativa “Conversa de bois”, de Guimarães Rosa, considere as seguintes afirmativas:

1. O narrador assume, como pressuposto da narrativa, a veracidade da história, contada por Manuel Timborna, vaqueiro humilde, sobre a capacidade dos bois de conversarem entre si.
2. O enredo se organiza em dois grandes planos que se misturam: o sofrimento e a revolta de Tiãozinho durante o transporte do corpo de seu pai recém-falecido e a conversa que os bois desenvolvem entre si ao longo da viagem rumo ao cemitério.
3. O tema principal da conversa entre os bois é a situação humilhante em que vivia o pai de Tiãozinho: paralítico, ele precisou suportar, como o filho, a relação adúltera de sua esposa com Agenor Soronho, o dono do carro de bois.
4. Uma das estratégias do narrador onisciente é adotar, por exemplo, a perspectiva dos bois ou de Tiãozinho para contar a história, fazendo com que os pensamentos e os sentimentos dessas personagens ganhem expressão no plano da narração.
a) Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
b) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

Essa pergunta também está no material:

3
8 pág.

História Colégio Dom BoscoColégio Dom Bosco

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra d) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais