Logo Passei Direto
Buscar

Ergonomia

Outros
Algumas profissões estão mais sujeitas a doenças ocupacionais, sejam elas físicas ou mentais. Quais dos profissionais abaixo estão constantemente expostos a situações que podem levar a doenças mentais originárias do trabalho?


a. Policiais, bombeiros e trabalhadores de áreas emergenciais em hospitais.
b. Recepcionistas, porteiros e jardineiros.
c. Engenheiros, designers e consultores de moda.
d. Biólogos, tradutores e profissionais de Recursos Humanos.
e. Técnicos de laboratórios, eletricistas e vendedores.
User badge image
Desvendando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra A. Policiais, bombeiros e trabalhadores de áreas emergenciais em hospitais estão constantemente expostos a situações que podem levar a doenças mentais originárias do trabalho. Essas profissões lidam com situações de alto estresse, riscos físicos e emocionais, o que pode impactar a saúde mental dos profissionais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Ao longo do século XX, o Brasil passou por três períodos distintos nas relações trabalhistas. O terceiro iniciou-se a partir da abertura de mercado, nos anos 1990, que trouxe uma profunda mudança de paradigma nas relações de trabalho. Indique qual foi essa mudança.


a) O trabalhar muito dá lugar ao trabalhar bem. O tempo dedicado a cada atividade não tem mais relevância. O que importa são os resultados obtidos.
b) Saber informática passa a ser pré-requisito nos processos seletivos.
c) Inicia-se o sistema de contratação por projetos.
d) O trabalhar muito dá lugar ao trabalhar bem. O tempo dedicado a cada atividade não tem mais relevância. O que importa são os resultados obtidos.
e) As empresas brasileiras passam a contratar empregados vindos de todas as partes do mundo.
f) O salário entre homens e mulheres é equiparado.

O sistema de cotas gera polêmicas em diversos ambientes. Mesmo entre especialistas há divergências. Os que os defendem usam os argumentos abaixo, exceto:


a. O sistema de cotas desobriga a melhoria da qualidade do ensino.
b. Necessidade histórica de abertura de portas para determinados grupos.
c. O aumento do contato e da convivência entre grupos ajuda a reduzir o preconceito.
d. Necessidade de medidas emergenciais de correção de desigualdades.
e. As desigualdades foram geradas pelo acúmulo de processos de exclusão.

Quando se fala no pilar social do desenvolvimento sustentável, ações voltadas para o direito das chamadas minorias sociais estão constantemente em pauta. Qual a diferença entre o conceito de minoria social e minoria numérica?


a. A minoria numérica é aplicada no contexto das finanças e a minoria social na área das ciências humanas.
b. Ambas podem aparecer no mesmo contexto e, quando somadas, não podem atingir 50%.
c. O conceito de minoria social está relacionado com dados quantitativos, enquanto o conceito de minoria numérica está relacionado com vulnerabilidade social.
d. O conceito de minoria social está relacionado com vulnerabilidade social, enquanto o conceito de minoria numérica está relacionado com dados quantitativos.

É cada vez mais comum encontrar nas empresas pessoas de diversas gerações convivendo no mesmo ambiente de trabalho. Nem sempre essa convivência é próxima ou harmônica. Há casos em que a convivência entre as gerações traz conflitos desnecessários e que poderiam ser evitados por ações de integração promovidas pela própria empresa. As ações abaixo podem ser consideradas positivas para integrar diferentes gerações, exceto:


a. Organizar o layout do ambiente de trabalho de forma a facilitar a interação entre as gerações.
b. Promover atividades de integração e confraternização entre os colaboradores de diferentes gerações.
c. Estabelecer programas de mentoria, em que colaboradores mais experientes possam orientar os mais jovens.
d. Realizar treinamentos e workshops sobre diversidade e inclusão, abordando as diferenças entre as gerações.
e. Implementar políticas de segregação, separando os colaboradores por faixa etária.

A empresa para agrupar os profissionais por idade, evitando que eles se misturem para não gerar conflitos. Priorizar a divisão de tarefas pelas habilidades comportamentais. Conscientizar a equipe de como foi feita a divisão de tarefas e o quanto ela tornará o ambiente de trabalho mais “leve” pela complementaridade de pers. Enfatizar nas ações de comunicação como a diferença de gerações foi relevante para o alcance dos resultados. Estimular a curiosidade dos integrantes da equipe de um sobre o outro, com dinâmicas e atividades que permitam o conhecimento mútuo. Organizar o layout da empresa para agrupar os profissionais por idade, evitando que eles se misturem para não gerar conflitos. Priorizar a divisão de tarefas pelas habilidades comportamentais (mesmo que esse sistema implique a necessidade de treinamentos técnicos, em alguns casos). Conscientizar a equipe de como foi feita essa divisão e o quanto ela tornará o ambiente de trabalho mais “leve” pela complementaridade de pers. Dessa maneira, as diferentes gerações começam a perceber como a presença do outro pode melhorar sua rotina. Por esse outro ser diferente, pode ser que ele queira se dedicar àquelas atividades que são consideradas “chatas”, “maçantes” ou “sem sentido”. Enfatizar nas ações de comunicação sobre a diferença de gerações foi relevante para o alcance dos resultados. Estimular a curiosidade dos integrantes da equipe, de um sobre o outro, com dinâmicas e atividades que permitam o conhecimento mútuo.


Mais conteúdos dessa disciplina