Buscar

A crise de 2008 dos Estados Unidos afetou significativamente a União Europeia. A Zona do Euro ficou fragilizada pelas instabilidades geradas pelas ...

A crise de 2008 dos Estados Unidos afetou significativamente a União Europeia. A Zona do Euro ficou fragilizada pelas instabilidades geradas pelas assimetrias entre os países que compartilham a moeda comum. Questões macroeconômicas que eram reguladas e equilibradas pela coordenação regional deixaram de sê-lo a partir dos prejuízos que a crise trouxe, sobretudo aos países mais frágeis economicamente. Países como Grécia e Portugal, e até mesmo Espanha e Itália, tiveram problemas em relação aos seus indicadores macroeconômicos que precisavam seguir o padrão da Zona do Euro. Esses desequilíbrios tinham a ver com questões de produtividade e eficiência, entre outras. (Adaptado)



Considerando o trecho citado acima e os conteúdos discutidos na disciplina de Integração Regional, assinale a alternativa correta, quanto à relação entre a crise da União Europeia e a crise da integração como um todo:

A) crise da União Europeia representa a crise da integração como um todo, uma vez que a União Europeia é considerada o exemplo mais avançado e bem-acabado de integração regional, e seu possível colapso colocaria em dúvida todos os projetos de integração existentes.

B) crise da União Europeia é um fenômeno isolado e não tem relação com outros projetos de integração, pois cada bloco regional enfrenta desafios e problemas específicos.

C) crise da União Europeia pode ter impactos negativos em outros projetos de integração, mas não representa necessariamente a crise de todos os projetos de integração como um todo.

D) crise da União Europeia tem como principal causa a crise de 2008, que impactou positivamente a estabilidade econômica da Zona do Euro, resultando em uma prosperidade generalizada da integração.

E) crise da União Europeia é resultado das instabilidades geradas pela crise de 2008 e outros desafios recentes, mas não abala a confiança nos projetos de integração como um todo, uma vez que a UE é um caso específico e cada bloco regional possui suas particularidades.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa E) A crise da União Europeia é resultado das instabilidades geradas pela crise de 2008 e outros desafios recentes, mas não abala a confiança nos projetos de integração como um todo, uma vez que a UE é um caso específico e cada bloco regional possui suas particularidades.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais