Buscar

Mapear um solo significa o “ato de representar em papel o arranjamento (distribuição espacial) dos diversos solos na natureza” (IBGE, 2015). Nesse ...

Mapear um solo significa o “ato de representar em papel o arranjamento (distribuição espacial) dos diversos solos na natureza” (IBGE, 2015).

Nesse sentido, as atividades de mapeamento envolvem as de reconhecimento, caracterização e delimitação da distribuição espacial sobre uma base cartográfica específica. A delimitação espacial de solos de forma mais precisa e realista é uma tarefa obtida por meio de imagens de sensores remotos, de cartas planialtimétricas e vistoria em campo.

Sobre a visita em campo, considere a seguinte situação hipotética:

Você, professor de Geografia, planejou com sua turma uma visita em campo em uma fazenda localizada em um determinado município brasileiro. Inicialmente, você apresentou aos alunos um mapa de levantamento de solos da unidade federativa na escala de 1:2.500.000 e observou que, na região a ser visitada, o tipo de solo apresentado pela legenda do mapa era latossolo vermelho de textura argilosa.

Tomado esse conhecimento inicial, você e os alunos saíram em direção à fazenda, onde realizariam a visita em campo. Chegando ao local, reuniu os alunos, que iniciaram uma vistoria em toda a área da fazenda.

Eles observaram, em cortes topográficos, todas as características morfológicas do solo, percebendo uma grande quantidade de processos erosivos. Um funcionário que trabalha na fazenda apresentou um laudo técnico com uma análise granulométrica do solo do local, a qual indicava solo de textura arenosa.

Diante dessa situação, um aluno indagou a você: “Professor, na sala de aula, o senhor apresentou um mapa e disse que o solo da fazenda era de textura argilosa, mas a análise granulométrica indicou um solo de textura arenosa. Não entendi! O senhor nos falou errado!".

Diante dessa situação, como você, na condição de professor, deveria agir? Qual seria sua resposta aos alunos?

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Diante dessa situação, como professor, você deve explicar aos alunos que o mapeamento de solos é uma representação geral da distribuição espacial dos solos em uma determinada região. No caso do mapa apresentado em sala de aula, ele indicava que na região da fazenda o solo predominante era do tipo latossolo vermelho de textura argilosa. No entanto, durante a visita em campo, os alunos observaram características morfológicas e uma análise granulométrica indicando um solo de textura arenosa. Isso pode ocorrer devido a variações naturais na composição do solo em diferentes áreas, mesmo dentro de uma mesma região. Explique que o mapeamento de solos é uma ferramenta importante para entender a distribuição geral dos solos, mas é necessário complementar essas informações com observações em campo e análises mais detalhadas para obter uma compreensão mais precisa do solo em uma área específica. Portanto, não houve erro na informação apresentada em sala de aula, mas sim uma variação natural do solo na área da fazenda. É importante ressaltar que o mapeamento de solos é uma ciência em constante evolução, e novas informações podem surgir com estudos mais aprofundados. Encoraje os alunos a fazerem perguntas e a explorarem essas diferenças, pois isso contribui para o aprendizado e a compreensão da complexidade dos solos e do processo de mapeamento.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais