Buscar

QUAIS SÃO OS REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA A REALIZAÇÃO DE UMA INTERCEPTAÇÃO TELEFÔNICA? Autorização judicial e indícios de autoria ou participação...

QUAIS SÃO OS REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA A REALIZAÇÃO DE UMA INTERCEPTAÇÃO TELEFÔNICA?


Autorização judicial e indícios de autoria ou participação em infração penal.

Essa pergunta também está no material:

LEGISLAÇÃO PENAL
2 pág.

Direito Penal I

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Os requisitos necessários para a realização de uma interceptação telefônica são: autorização judicial e indícios de autoria ou participação em infração penal.

0
Dislike0
User badge image

Kalita Gewehr

Os requisitos necessários para a realização de uma interceptação telefônica no Brasil estão estabelecidos na Lei nº 9.296/1996. Para que uma interceptação telefônica seja legalmente autorizada, os seguintes requisitos devem ser atendidos:

  1. Autorização Judicial: A interceptação telefônica só pode ser realizada com autorização prévia de um juiz. O pedido de autorização deve ser feito pelo órgão de investigação (polícia, Ministério Público, etc.) e deve ser devidamente fundamentado, explicando a necessidade da interceptação para a investigação.
  2. Indícios de Autoria ou Participação em Infração Penal: É necessário que existam indícios razoáveis de que a pessoa que será alvo da interceptação telefônica tenha envolvimento em uma infração penal grave. Esses indícios devem ser apresentados ao juiz no pedido de autorização.
  3. Gravidade do Crime: A interceptação telefônica é geralmente reservada para investigações de crimes graves, como tráfico de drogas, corrupção, homicídios, entre outros. A gravidade do crime deve ser justificada no pedido ao juiz.
  4. Proporcionalidade e Necessidade: A interceptação telefônica deve ser proporcional e necessária para a investigação. Isso significa que ela deve ser vista como a medida mais adequada para a obtenção das provas necessárias e que não existem alternativas menos invasivas.
  5. Tempo Limitado: A autorização judicial para a interceptação telefônica deve definir um período específico para a sua realização. Não é permitido que a interceptação seja indefinida no tempo.
  6. Sigilo e Discrição: Toda a operação de interceptação telefônica deve ser realizada com sigilo e discrição, de forma a evitar que a pessoa investigada seja informada da investigação em curso.

É importante destacar que a interceptação telefônica é uma medida invasiva que interfere na privacidade das pessoas, e sua utilização é estritamente regulamentada pela lei para proteger os direitos individuais. O descumprimento dessas regras pode levar à nulidade das provas obtidas e a sanções legais. Portanto, é fundamental seguir todos os procedimentos legais ao solicitar e realizar uma interceptação telefônica.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais