Buscar

Sigmund Freud faleceu em 1939 e nos anos seguintes, especialmente a partir de 1945, os ensinos de Jacques Lacan ganham relevância. Jacques Lacan fo...

Sigmund Freud faleceu em 1939 e nos anos seguintes, especialmente a partir de 1945, os ensinos de Jacques Lacan ganham relevância. Jacques Lacan foi um grande estudioso da psicanálise freudiana e desenvolveu sua teoria tomando como base todo o legado deixado por Freud. Lacan propôs um “retorno à Freud”. O que significou esse retorno à Freud?


A - Logo depois da morte de Freud ninguém mais falava em psicanálise e Lacan assumiu o lugar do mestre e continuou ensinando o que Freud teorizou.
B - Lacan colocou em dúvida a teoria freudiana (metapsicologia) e reformulou completamente o que se sabia até então, sobre psicanálise.
C - Retorno à Freud é o título de um dos livros de Lacan onde ele explica a importância da psicanálise.
D - Os pós freudianos enfatizavam a parte consciente do aparelho psíquico (psicologia do ego). Lacan propôs voltar a investigar o inconsciente, assim como Freud fazia.
E - Lacan propunha um retorno à Psicologia do Ego, de Freud.

Essa pergunta também está no material:

Conceitos Fundamentais em Psicanálise APOL 01
4 pág.

Psicanálise: Conceitos Fundamentais Centro Universitário UnifacvestCentro Universitário Unifacvest

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O "retorno à Freud" proposto por Jacques Lacan significou a opção D - voltar a investigar o inconsciente, assim como Freud fazia. Enquanto os pós-freudianos enfatizavam a parte consciente do aparelho psíquico, Lacan defendia a importância de retomar o estudo do inconsciente, seguindo a linha de pensamento de Freud.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais