Buscar

Ignorando o sentido figurado existente na poesia e considerando “lágrimas do tempo” (linha 1) como sinônimo de água, e “poesia” (linha 4) como sinô...

Ignorando o sentido figurado existente na poesia e considerando “lágrimas do tempo” (linha 1) como sinônimo de água, e “poesia” (linha 4) como sinônimo de concreto, responda as seguintes questões: Qual é a relação existente entre a água e a cal, em se tratando de aglomerantes? Seria possível a obtenção de cimento somente a partir de cal e água? Caso a resposta seja negativa, qual seria a denominação correta para a palavra “cimento” (linha 3) no texto? Além do cimento, quais outros materiais devem ser utilizados para a obtenção do concreto?

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

No contexto da poesia, "lágrimas do tempo" é uma metáfora para expressar a passagem do tempo. Portanto, não podemos considerá-la como sinônimo de água. Da mesma forma, "poesia" não pode ser considerada como sinônimo de concreto. Em relação à relação entre água e cal como aglomerantes, a cal é um aglomerante aéreo que, quando misturado com água, forma uma pasta que endurece por meio da reação química de carbonatação. Essa reação transforma a cal em um material sólido, conhecido como cal hidratada. Não é possível obter cimento apenas com cal e água. O cimento é um aglomerante hidráulico, que é obtido a partir da mistura de calcário e argila em altas temperaturas. A denominação correta para a palavra "cimento" no texto é cimento Portland, que é o tipo mais comum de cimento utilizado na construção civil. Além do cimento, outros materiais utilizados para a obtenção do concreto são agregados (como areia e brita), água e aditivos químicos. Esses materiais são misturados em proporções adequadas para formar uma massa homogênea que, após o processo de cura, se torna o concreto.

0
Dislike0
User badge image

Alessandra Serrão

Padrão de resposta esperado

A água define o tipo de cal aglomerante a ser trabalhada; se há dissolução de água em dado tipo de cal, essa cal será aérea (ocorrerão reações químicas com o dióxido de carbono da atmosfera para ser possível o endurecimento), caso contrário, a cal será hidráulica (a água será responsável pelo endurecimento), devido ao fato do calcário ser menos puro e conter mais materiais argilosos.

O cimento é obtido a partir do clínquer (produto da calcinação de uma mistura de calcário, argila e de componentes químicos como o silício, o alumínio e o ferro) e de adições de outros materiais (sulfato de cálcio, calcário e/ou escória siderúrgica). Uma mistura de cal e água é denominada pasta, e não cimento.

O concreto é um material constituído de cimento (aglomerante), água, agregado miúdo (geralmente areia) e agregado graúdo (geralmente pedra britada).


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais