Buscar

ara ter qualidade de vida, ou melhora na performance, é essencial que a composição corporal seja adequada, entre as proporções de massa magra e mas...

ara ter qualidade de vida, ou melhora na performance, é essencial que a composição corporal seja adequada, entre as proporções de massa magra e massa gorda, onde o entendimento dos fatores fisiológicos relacionados aos processos de emagrecimento e composição corporal, são fundamentais para promover de modo efetivo e sustentável. Pode-se apontar, que o balanço calórico (relação entre o consumo e o gasto calórico) e o balanço de nutrientes (a relação entre o consumo e o gasto de nutrientes), seriam os principais fatores que os mecanismos fisiológicos adotam para tal modificação da composição corporal quando necessárias. 

Fonte: BACURAU, R.F.P; UCHIDA, M.C; TEIXEIRA, L.F.M. Nutrição Esportiva e do Exercício Físico. São Paulo, Editora: Phorte, 2017.

Analise as afirmações a seguir, marque verdadeiro ou falso, e na sequência, escolha a alternativa correta.

I ( ) A manutenção do peso, e da composição corporal segue esta regra: a ingestão de energia e de macronutrientes deve ser equivalente ao gasto de energia e à oxidação dos carboidratos, dos lipídios e das proteínas. 

II ( ) O balanço calórico é a relação entre o consumo e o gasto de calorias. Junto com o balanço de nutrientes, ele é a chave para os processos de mudança a médio e longo prazo na composição corporal. Equilíbrio = manutenção do peso, Positivo = redução de peso e Negativo = aumento de peso. 

III ( ) O balanço de macronutrientes, principalmente a gordura, é de grande importância no processo de perda de peso, pois uma vez que é ingerido em quantidades menores, há um aumento da oxidação desse macronutriente.

IV ( ) Quando se pensa em dieta para emagrecimento, os tipos de macronutrientes não importam, pois, dietas desbalanceadas (proporções muito desiguais dos macronutrientes) irão promover alterações não só no peso, mas também na composição corporal, podendo comprometer também a massa magra. 

V (  ) Quando a ingestão de energia é menor que o gasto energético, a oxidação de gordura irá aumentar independentemente da ingestão de macronutrientes, induzindo a um estado de balanço calórico negativo de gordura.

Alternativas


Alternativa 1:


V; V; V; V; V;


Alternativa 2:


V; F; V; V; V;


Alternativa 3:


V; F; V; F; V;


Alternativa 4:


V; F; V; F; F;


Alternativa 5:


V; V; V; F; F;

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmações apresentadas, podemos marcar as seguintes respostas: I) Verdadeiro II) Verdadeiro III) Verdadeiro IV) Falso V) Falso Portanto, a alternativa correta é a Alternativa 2: V; F; V; V; V.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais