Ed
há 5 meses
Vamos analisar cada uma das afirmações: I. Freud entendia naquela época que o trauma era como um corpo estranho, que se mantinha presente e atuante no psiquismo. Essa é a primeira teoria do trauma – o trauma como um tipo de afeto estrangulado. Verdadeiro, essa afirmação está correta, pois Freud realmente descreveu o trauma como algo que permanece ativo no psiquismo. II. Freud identificava vários traumas parciais que se agrupavam para causar o efeito traumático. Circunstâncias aparentemente indiferentes em si, mas que, por coincidirem com o evento, adquiriram a dignidade de traumas. Verdadeiro, essa afirmação também está correta, pois Freud reconheceu que múltiplos fatores poderiam contribuir para a experiência traumática. III. Os desenvolvimentos freudianos acerca da experiência traumática nesses primeiros momentos da teoria não têm quaisquer traços sexuais. Freud não estava interessado na etiologia de ordem sexual, mas sim em traumas psicológicos das mais variadas ordens. Falso, essa afirmação é incorreta, pois Freud, em suas teorias, frequentemente relacionava traumas a questões de ordem sexual, especialmente em suas obras posteriores. Com base nas análises, as afirmações corretas são I e II. Portanto, a alternativa correta é: A) A I e a II.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade
Ed
há 2 anos
A resposta correta é a alternativa E) A I, a II e a III. Todas as afirmações estão corretas de acordo com o texto de Freud (1893) e a rota de aprendizagem sobre o trauma no início da elaboração psicanalítica.
Marco Rossi
ano passado
A. A I e a II.
Correta: Letra A: De acordo com o tema 2 da primeira aula, neste momento do desenvolvimento da psicanálise, já baseando nos relatos dos casos que atendia, Freud identificava que as vivências traumáticas vivenciadas na histeria e na neurose seriam correspondentes as seduções precoce e efetivamente praticadas por adultos com as crianças, na maioria dos casos, seus próprios pais. Nesse momento, já seria possível verificar, na tentativa de entender a etiologia da neurose e da histeria, que Freud dá grande ênfase e importância à questão sexual.
Mais perguntas desse material