A Clínica do Trauma Vimos que Freud avança em relação à teoria do trauma ao especificar o valor da fantasia, no que diz respeito ao funcionamento psíquico. Mais tarde, Freud faz uma nova apreensão do trauma, desta vez, considerando as neuroses de guerra, verificando que elas resultam de uma fixação no momento do acidente traumático. Tendo em vista as questões teóricas que se colocaram para Freud a partir das neuroses de guerra, considere as seguintes afirmações.
I. Freud verificou que a reedição do trauma, em forma de sonhos, gerava prazer no inconsciente.
II. O momento traumático/acidente passa a ser reeditado nos sonhos e a ressurgir em ataques histeriformes, que transportam o sujeito de forma repetitiva para a situação traumática.
III. Não era mais apenas a questão de impedir o aparelho psíquico de ser tomado por algum.
A A I e a II.
B Apenas a I.
C Apenas a II.
D Apenas a III.
E A I, a II e a III.
A A I e a II. B Apenas a I. C Apenas a II. D Apenas a III. E A I, a II e a III.
Assinale a alternativa que corresponde as afirmativas verdadeiras.
A A I e a II. B Apenas a I. C Apenas a II. D Apenas a III. E A I, a II e a III.
Questão 5/10 - A Clínica do Trauma Ferenczi percebeu que a técnica ativa tem contribuições nos casos mais complexos ou nos que a análise esteja estagnada. A qual ocorre pela fixação de um prazo para o final da análise ou por proibições, indicações, sugestões e críticas durante a sessão. Qual foi a contraindicação, em alguns casos, descoberta pelo autor a respeito da técnica ativa?
A Isolamento. B Projeção. C Repressão. D Transferência negativa. E Deslocamento.
Questão 8/10 - A Clínica do Trauma De acordo com o texto da rota de aprendizagem, a palavra trauma, etimologicamente falando, remete a ferida. No campo da psicologia, remete a uma experiência emocional muito intensa e desagradável. Considere e assinale, dentre as opções abaixo, a alternativa correta no que diz respeito ao entendimento inicial que a psicanálise teve sobre trauma. Nota: 10.0
A Era um “despreparo psíquico” que predispunha uma criança ao trauma e estava exclusivamente relacionado com a psicose.
B Trauma era entendido como um acontecimento, pensamento ou impulso muito intensos, que o psiquismo por diversos motivos não dava conta de administrar.
C Freud acreditava que não havia predisposição congênita que participasse da constituição de um trauma, sendo este exclusivamente contingente, adquirido na experiência do sujeito nas relações.
D No início de suas pesquisas sobre a histeria, Freud entendeu que o trauma ocorria quando um pensamento, impulso ou acontecimento muito intenso, era vivenciado por uma pessoa com predisposição congênita, e que não tinha recursos psíquicos para lidar com ele. Você assinalou essa alternativa (D) Você acertou! Correta: Letra D – De acordo com o tema 1, da primeira aula, Freud entendeu no início de suas pesquisas sobre a histeria que um fato (pensamento, impulso ou acontecimento) muito intenso, que ocorresse para uma pessoa que tivesse uma predisposição congênita principalmente e não tivesse recursos psíquicos para lidar com ele, era traumatizante e estava na origem dos sintomas histéricos. Nesse momento, até pela formação médica, Freud entendia esse despreparo psíquico como sendo herdado.
E No início de suas pesquisas sobre a perversão, Freud verificou que mesmo sem predisposição congênita, um pensamento, impulso ou acontecimento muito intenso, poderia traumatizar uma pessoa.
A Era um “despreparo psíquico” que predispunha uma criança ao trauma e estava exclusivamente relacionado com a psicose. B Trauma era entendido como um acontecimento, pensamento ou impulso muito intensos, que o psiquismo por diversos motivos não dava conta de administrar. C Freud acreditava que não havia predisposição congênita que participasse da constituição de um trauma, sendo este exclusivamente contingente, adquirido na experiência do sujeito nas relações. D No início de suas pesquisas sobre a histeria, Freud entendeu que o trauma ocorria quando um pensamento, impulso ou acontecimento muito intenso, era vivenciado por uma pessoa com predisposição congênita, e que não tinha recursos psíquicos para lidar com ele. E No início de suas pesquisas sobre a perversão, Freud verificou que mesmo sem predisposição congênita, um pensamento, impulso ou acontecimento muito intenso, poderia traumatizar uma pessoa.
Marque a frase que explica os aspectos técnicos sugeridos pelo autor.
A Frieza, impessoalidade e distanciamento. B Sugestão, parcialidade e envolvimento. C Parcimônia, crítica e indiferenciação. D Espontaneidade, empatia e uso da contratransferência.