Buscar

A Educação Superior possui uma organização que a difere da Educação Básica, pois são níveis de ensino diferentes, atendem a públicos diferentes e, ...

A Educação Superior possui uma organização que a difere da Educação Básica, pois são níveis de ensino diferentes, atendem a públicos diferentes e, também não possuem os mesmos objetivos. No entanto, no Brasil, está descrito na Constituição Federal de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional que todos os alunos devem ser recenseados, assim como todos devem ser avaliados ao final do curso, seja ensino fundamental, ensino médio (ambos da Educação Básica) ou no Ensino Superior. Ludimila era secretária em escola de Ensino Médio e atuou por mais de 20 anos, no entanto, prestou um concurso e acabou ingressando na universidade da sua cidade como secretária. Uma de suas atividades era a organização do CENSO e o cadastro dos alunos para o ENADE. Bem, ocorre que para Ludimila, realizar o CENSO no Ensino Superior não é da mesma forma que realizava na Educação Básica, tão pouco o cadastro dos alunos para o ENADE é igual ao cadastro dos alunos para o ENEM. Então, Ludimila procurou a Reitora da Faculdade para que a ajudasse a entender como deveria organizar essas tarefas. A Reitora, muito ocupada, solicitou a você, que conhece bem esses processos e solicitou que explicasse à Ludimila, elaborando uma orientação com os dados a seguir: Quanto ao CENSO: a. Explique como ocorre, qual a frequência e a quem se destina e como deve ser enviado. Também oriente-a sobre quais informações deverá ter em mãos para responder adequadamente essa exigência legal. Quanto ao ENADE: a. Explique a ela a finalidade e como precisará organizar as informações para cadastrar os alunos que realizarão o exame.

💡 3 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Quanto ao CENSO no Ensino Superior, ele ocorre anualmente e tem como objetivo coletar informações sobre as instituições de ensino, cursos, docentes e discentes. É destinado ao Ministério da Educação (MEC) e deve ser enviado por meio do sistema e-MEC. Para responder adequadamente essa exigência legal, Ludimila precisará ter em mãos informações como nome completo dos alunos, CPF, data de nascimento, curso, período de ingresso, entre outros dados solicitados pelo MEC. Já em relação ao ENADE, ele é um exame aplicado periodicamente aos estudantes que estão concluindo cursos de graduação. Sua finalidade é avaliar o desempenho dos alunos e a qualidade dos cursos. Ludimila precisará organizar as informações dos alunos que realizarão o exame, como nome completo, CPF, curso, período de ingresso, entre outros dados solicitados pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Essas informações devem ser cadastradas no sistema ENADE, seguindo as orientações específicas fornecidas pelo INEP. É importante ressaltar que as orientações detalhadas sobre o CENSO e o ENADE podem variar de acordo com as normas e regulamentos estabelecidos pelo MEC e pelo INEP. Por isso, é recomendado que Ludimila consulte as diretrizes específicas fornecidas por esses órgãos para garantir o cumprimento correto das exigências.

0
Dislike0
User badge image

Rege

Quanto ao CENSO ESCOLAR - O Censo Escolar da Educação Básica é uma pesquisa estatística realizada anualmente com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de educação, além da participação de todas as escolas públicas e privadas do país. Ideb– Sem esses dados, o FNDE fica impossibilitado de calcular os valores que devem ser repassados para escolas, estados e municípios referentes aos programas Dinheiro Direto na Escola, da merenda e do transporte escolar, por exemplo. Além disso, o Ministério da Educação não pode determinar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas, já que a taxa de aprovação ou reprovação faz parte do cálculo do índice.

O Ideb é divulgado a cada dois anos e expressa, em valores, os resultados mais importantes na educação, que são a aprendizagem e o fluxo escolar. As escolas que não informam ao MEC a situação de seus alunos ficam fora dos indicadores educacionais e, consequentemente, sem Ideb.


Quanto ao ENADE - O Enade avalia, sobretudo, a assimilação de conteúdos que compõem as diretrizes curriculares de cada curso. Mas, também, analisa as habilidades do aluno em compreender temas gerais, conectados à realidade do Brasil e do mundo, e que não estão, propriamente, ligados ao âmbito da profissão.

Quem pode fazer?

O Enade é aplicado de maneira periódica pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC) – a mesma responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

São avaliados, normalmente, os alunos do primeiro e do último ano de graduação.

No entanto, em 2019, conforme definido pela Portaria nº 828, somente os concluintes – ou seja, alunos do último ano – realizarão o exame.

Como cada curso é submetido à análise apenas a cada três anos, é preciso considerar o calendário divulgado anualmente pelo Inep.

0
Dislike0
User badge image

Rege

Não tem como editar a resposta anterior.

Segue o link de onde encontrei

https://www.facebook.com/867774126604669/posts/3557132631002125/

Deixe sua cuuuuurtida nas minhas participações por favor!!!!!!!!!!!

Obrigada

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais