Buscar

Caro estudante, No decorrer da unidade foram apresentados diversos temas relacionados à tecnologia no campo da educação e como a tecnologia tem sid...

Caro estudante,

No decorrer da unidade foram apresentados diversos temas relacionados à tecnologia no campo da educação e como a tecnologia tem sido recebida nas escolas.As tecnologias de informação e comunicação presentes na escola não substituem a presença do professor, mas podem auxiliar e transformar suas ações, pois a tarefa de armazenar informações pode ser deixada aos bancos de dados, livros, vídeos, programas de computador. O papel do professor passa a ser o de estimular e orientar o estudante a pesquisar, querer acessar as informações relevantes, fontes confiáveis e compartilhar conhecimentos.A escola, enquanto instituição responsável por formar sujeitos, pode auxiliar no processo também da formação da capacidade de lidar com os avanços tecnológicos. Na escola, o sujeito pode ter contato com as tecnologias da informação e comunicação e colocar a tecnologia em prol da aprendizagem. Por isso, é importante que o professor alie à sua rotina as tecnologias, na busca pelo desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem mais adequado e adaptado às demandas da sociedade atual.

Com base nisso,

- Elabore uma atividade pedagógica, utilizando o celular como ferramenta tecnológica educacional.

- Aponte as vantagens e desvantagens que se pode obter por meio do uso dessa ferramenta.

Bons estudos!

💡 1 Resposta

User badge image

Day Hatake

Atividade Pedagógica: Explorando o Uso Responsável do Celular

Objetivo: Promover o uso responsável da tecnologia móvel (celular) para fins educacionais, incentivando a pesquisa, colaboração e criatividade dos alunos.

Público-Alvo: Estudantes do ensino médio.

Duração: 2 semanas.

Materiais Necessários: Celulares dos alunos, acesso à internet, aplicativos de produtividade e colaboração.

Passos da Atividade:

Semana 1: Introdução ao Uso Responsável do Celular na Educação

  1. Discussão em Sala de Aula (1ª aula): Inicie a atividade com uma discussão em sala de aula sobre a importância do uso responsável da tecnologia e do celular como ferramenta educacional. Destaque os benefícios de utilizar o celular como uma fonte de informações e como uma ferramenta de colaboração.
  2. Pesquisa Individual (1 semana): Ao longo da semana, os alunos devem pesquisar aplicativos educacionais relevantes para o seu currículo. Eles devem selecionar pelo menos um aplicativo que considerem útil para a aprendizagem.

Semana 2: Aplicação dos Conhecimentos

  1. Apresentação (1ª aula): Os alunos devem apresentar os aplicativos que escolheram, explicando como eles podem ser usados para fins educacionais. Isso pode ser feito em formato de apresentação, vídeo ou demonstração prática.
  2. Projeto em Grupo (1 semana): Forme grupos e atribua a cada grupo um tópico relacionado ao currículo. Os grupos devem usar os aplicativos selecionados para criar um projeto que aborde o tópico atribuído. Isso pode ser um vídeo educacional, um blog, uma apresentação interativa, etc.
  3. Avaliação (última aula): Os projetos dos grupos serão avaliados com base na qualidade do conteúdo e na eficácia do uso das ferramentas tecnológicas. Encoraje a discussão sobre como o celular foi uma ferramenta útil durante o processo de aprendizagem.

Vantagens do Uso do Celular na Educação:

  • Acessibilidade: A maioria dos alunos possui smartphones, tornando o acesso à tecnologia mais igualitário.
  • Motivação: O uso do celular pode tornar as aulas mais interessantes e envolventes para os alunos.
  • Colaboração: Os alunos podem colaborar em projetos e compartilhar conhecimentos de forma mais eficiente.
  • Recursos Educacionais: Há uma ampla variedade de aplicativos educacionais disponíveis para complementar o currículo.

Desvantagens do Uso do Celular na Educação:

  • Distrações: Os alunos podem se distrair com jogos e mídias sociais.
  • Desigualdade: Alunos com celulares menos avançados podem se sentir excluídos se a atividade depende de recursos específicos.
  • Supervisão: É necessário um monitoramento constante para garantir que os alunos usem os celulares de maneira apropriada.

Esta atividade busca explorar as vantagens do uso responsável do celular como uma ferramenta de aprendizado, incentivando os alunos a se tornarem usuários conscientes da tecnologia. É importante enfatizar a importância do uso equilibrado e responsável do celular, tanto na sala de aula quanto na vida cotidiana.

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais