Buscar

Os egípcios, babilônios e gregos foram povos que desenvolveram a matemática com abordagens distintas bem como resolveram problemas diversas naturez...

Os egípcios, babilônios e gregos foram povos que desenvolveram a matemática com abordagens distintas bem como resolveram problemas diversas naturezas. Como exemplo destas diferenças podemos elencar o sistema de numeração: cada um deles produziu sistemas de numeração com características e notaçãodiferentes entre si.

Dentre os documentos que chegaram a nós com a produção matemática de cada uma destas civilizações, destaca-se:

  • o papiro Plimpton 322 apresenta registros da produção matemática egípcia durante o final da XVIII dinastia.
  • o Papiro Golonishev é um documento produzido pelos gregos e que é o primeiro registro a mostrar uma discussão sobre a teoria dos incomensuráveis.
  • o Papiro Rhind é um documento produzido pelos egípcios e apresenta, entre outras informações matemáticas, o método da falsa posição.
  • os ossos de Ishango exibem o sistema de numeração sexagesimal dos babilônios.
  • o padrão de matemática registrado no texto Os Elementos de Euclides destaca-se por tratar, fundamentalmente, de problemas empíricos e apresentar poucas demonstrações.


Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Os egípcios, babilônios e gregos foram povos que contribuíram para o desenvolvimento da matemática de maneiras distintas. Cada um deles apresentou abordagens diferentes e solucionou problemas de naturezas diversas. Um exemplo dessas diferenças é o sistema de numeração utilizado por cada civilização, que possuía características e notações distintas entre si. Entre os documentos que chegaram até nós com a produção matemática dessas civilizações, destacam-se: - O papiro Plimpton 322, que apresenta registros da produção matemática egípcia durante o final da XVIII dinastia. - O Papiro Golonishev, um documento produzido pelos gregos que é o primeiro registro a mostrar uma discussão sobre a teoria dos incomensuráveis. - O Papiro Rhind, um documento produzido pelos egípcios que apresenta, entre outras informações matemáticas, o método da falsa posição. - Os ossos de Ishango, que exibem o sistema de numeração sexagesimal dos babilônios. - O padrão de matemática registrado no texto "Os Elementos" de Euclides, que se destaca por tratar, fundamentalmente, de problemas empíricos e apresentar poucas demonstrações. Esses são apenas alguns exemplos das contribuições matemáticas dessas civilizações antigas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina