Buscar

Nos termos do Código de Processo Penal, é correto afirmar no que concerne à fiança que A) não será concedida fiança nos crimes de abuso de autorid...

Nos termos do Código de Processo Penal, é correto afirmar no que concerne à fiança que

A) não será concedida fiança nos crimes de abuso de autoridade.
B) o valor em que consistir a fiança será recolhido obrigatoriamente ao depositário público, juntando-se aos autos os respectivos conhecimentos.
C) para determinar o valor da fiança, a autoridade terá em consideração, exclusivamente, a natureza da infração e a vida pregressa do acusado.
D) a fiança, que será sempre definitiva, consistirá em depósito de dinheiro, pedras, objetos ou metais preciosos, títulos da dívida pública, federal, estadual ou municipal, ou em hipoteca inscrita em primeiro lugar.
E) o réu afiançado não poderá, sob pena de quebramento da fiança e multa, ausentar-se por mais de 5 (cinco) dias de sua residência, sem comunicar ao Ministério Público o lugar onde será encontrado.

Essa pergunta também está no material:

vunesp-2022-pc-sp-delegado-de-policia-prova
24 pág.

Direito Penal I Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com o Código de Processo Penal, a alternativa correta é a letra C) para determinar o valor da fiança, a autoridade terá em consideração, exclusivamente, a natureza da infração e a vida pregressa do acusado.

0
Dislike0
User badge image

João Pedro Morais

A) Não será concedida fiança nos crimes de abuso de autoridade.

  • Incorreto. O Código de Processo Penal não especifica que a fiança é proibida para crimes de abuso de autoridade. A negação da fiança é, geralmente, para crimes hediondos, tortura, tráfico de drogas, entre outros, conforme disposto no artigo 323 do CPP.

B) O valor em que consistir a fiança será recolhido obrigatoriamente ao depositário público, juntando-se aos autos os respectivos conhecimentos.

  • Correto. O Código de Processo Penal, no seu artigo 336, especifica que o valor da fiança, quando concedida em pecúnia, será depositado em estabelecimento bancário oficial, sujeito à ordem do juiz, e o comprovante será juntado aos autos.

C) Para determinar o valor da fiança, a autoridade terá em consideração, exclusivamente, a natureza da infração e a vida pregressa do acusado.

  • Incorreto. O valor da fiança é determinado considerando uma variedade de fatores, não apenas a natureza da infração e a vida pregressa do acusado. De acordo com o artigo 325 do CPP, esses fatores podem incluir a gravidade do crime, as condições pessoais de fortuna, a vida pregressa, entre outros.

D) A fiança, que será sempre definitiva, consistirá em depósito de dinheiro, pedras, objetos ou metais preciosos, títulos da dívida pública, federal, estadual ou municipal, ou em hipoteca inscrita em primeiro lugar.

  • Incorreto. A fiança não é "sempre definitiva". Pode ser revogada em determinadas circunstâncias, como quando o acusado descumpre uma obrigação imposta pelo juiz (artigo 336, § único).

E) O réu afiançado não poderá, sob pena de quebramento da fiança e multa, ausentar-se por mais de 5 (cinco) dias de sua residência, sem comunicar ao Ministério Público o lugar onde será encontrado.

  • Incorreto. O CPP, no artigo 327, menciona que o réu não pode se ausentar por mais de 8 (oito) dias de sua residência sem comunicar à autoridade processante o lugar onde será encontrado.

Portanto, a resposta correta é a opção B.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais