Buscar

Afirmar que o Serviço Social é uma profissão inscrita na divisão social e técnica do trabalho como uma especialização do trabalho coletivo, e ident...

Afirmar que o Serviço Social é uma profissão inscrita na divisão social e técnica do trabalho como uma especialização do trabalho coletivo, e identificar o seu sujeito vivo como trabalhador assalariado, implica problematizar como se dá a relação de compra e venda dessa força de trabalho a empregadores diversos, como o Estado, as organizações privadas empresariais, não governamentais ou patronais. Trata-se de uma interpretação da profissão que pretende desvendar suas particularidades como parte do trabalho coletivo, uma vez que o trabalho não é a ação isolada de um indivíduo, mas é sempre atividade coletiva de caráter eminentemente social. Analisar o significado social da profissão significa inscrever o trabalho do assistente social no âmbito do trabalho social coletivo na sociedade brasileira atual, não apenas destacando sua utilidade social e diferencialidade diante de outras especializações do trabalho social, mas também, e contraditoriamente, 'sua unidade enquanto parte do trabalho social médio, comum ao conjunto de trabalhadores assalariados que produzem valor e/ou mais-valia' (Iamamoto, 2009b, p. 38).


💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Parece que você copiou e colou um trecho de um texto ou artigo sobre o Serviço Social. Como posso ajudar com essa informação? Você tem alguma pergunta específica sobre o assunto?

0
Dislike0
User badge image

Maria Julia Peixoto

A afirmação de que o Serviço Social é uma profissão inserida na divisão social e técnica do trabalho como uma especialização do trabalho coletivo é uma interpretação que busca compreender as particularidades da profissão dentro de um contexto mais amplo. Isso implica em questionar como ocorre a relação de compra e venda da força de trabalho do assistente social para diversos empregadores, como o Estado, organizações privadas empresariais, não governamentais ou patronais.

Essa análise visa entender o significado social da profissão, inserindo o trabalho do assistente social no contexto do trabalho social coletivo na sociedade brasileira atual. Isso envolve não apenas destacar sua utilidade social e suas diferenças em relação a outras especializações do trabalho social, mas também reconhecer sua integração como parte do trabalho social médio, compartilhado por todos os trabalhadores assalariados que produzem valor e/ou mais-valia.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais