Buscar

Como proceder em caso que o réu alegasse ter ocorrido a decadência para a propositura da ação? Você, como juiz, designaria audiência, deferiria pro...

Como proceder em caso que o réu alegasse ter ocorrido a decadência para a propositura da ação? Você, como juiz, designaria audiência, deferiria provas e julgaria o mérito da causa?

 

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Como juiz, ao receber a alegação de decadência por parte do réu, é necessário analisar a fundamentação apresentada e verificar se ela é válida. A decadência é uma forma de extinção do direito de ação, quando não é exercido dentro do prazo legal estabelecido. Caso o réu alegue a decadência, você como juiz deve avaliar se o prazo para a propositura da ação realmente expirou. Se a alegação for procedente, a ação deve ser extinta sem julgamento do mérito. No entanto, se você entender que a alegação de decadência não é válida, é possível designar uma audiência para ouvir as partes e analisar as provas apresentadas. Após essa etapa, você poderá julgar o mérito da causa, decidindo sobre a procedência ou improcedência do pedido formulado pelo autor da ação. É importante ressaltar que cada caso é único e pode haver variações nos procedimentos, dependendo do tipo de ação e das circunstâncias específicas. Sempre consulte a legislação e as normas processuais aplicáveis para tomar a decisão correta.

0
Dislike0
User badge image

Roseane Vicente

Como juiz, eu examinaria novamente o processo para ter certeza de que tal alegação é real, na sequência, abriria prazo para o autor se manifestar, na sequência, se eu confirmasse que realmente é caso de decadência, extinguiria o processo com resolução do mérito.

A abertura de prazo para o autor se manifestar serve tão somente como formalidade do processo, para se evitar de futuramente, ser alegada alguma nulidade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais