Buscar

O serviço social enquanto especialização do trabalho coletivo possui várias normativas que respaldam sua atuação. Inicialmente, a Lei n° 8.662, de ...

O serviço social enquanto especialização do trabalho coletivo possui várias normativas que respaldam sua atuação. Inicialmente, a Lei n° 8.662, de 7 de junho de 1993, que estabelece as diretrizes da profissão, apresenta no Art. 4º as competências do Assistente Social e no art. 5º como atribuições exclusivas do Assistente Social. Nesse lei, o ato de planejar foi oficialmente reconhecido e reconhecido como uma das responsabilidades do assistente social em diversos contextos de trabalho, seja no âmbito público, privado ou terceiro setor.


No contexto das regulamentações, é permitido considerar também o Código de Ética Profissional (Resolução CFESS nº 273, de 13 de março de 1993). Esse documento se destaca, no art. 2º, o direito do assistente social à participação na elaboração e gestão das políticas sociais, além de seu envolvimento na formalização e execução de programas sociais.


Elaborado pela professora, 2023.

Com esse arcabouço, fica claro que o assistente social é requisitado a propor e operacionalizar programas, projetos e políticas, que nada mais são do que os meios pelos quais o planejamento se materializa nas mais variadas áreas. Pensando em vocês, futuros assistentes sociais, e que cada dia mais o assistente social passa ocupar espaços na gestão das diversas políticas sociais que propomos essa atividade de planejamento, sendo composta por cinco passos:

 

1º PASSO: LISTAGEM DE PROBLEMAS POR UM ATOR SOCIAL

Faça a leitura do Plano de Saúde (disponibilizado no Material de Estudo no seu STUDEO), ou de um município de seu interesse, analisando a contextualização e os indicadores apresentados no plano.Selecione ao menos 05 problemas elencados direta ou indiretamente no Plano Municipal de Saúde , ou que são enfrentados na área de saúde do município escolhido. Entendendo que problema se constitui em algo fora dos padrões de normalidade, sob seu ponto de vista.

 

2º PASSO: PRIORIZAÇÃO DOS PROBLEMA


A seguir analise cada um dos problemas segundo sua magnitude diante dos demais problemas, transcendência, vulnerabilidade do problema às medidas de intervenção e governabilidade para o enfrentamento, apontando para cada um desses elementos, uma pontuação de 1 a 10, sendo 1 a menor importância e 10 a maior importância para cada elemento, diante do problema analisado. Ao final, identifique o problema de maior relevância a ser priorizado.


3º PASSO: ANALISE DO PROBLEMA

Faça uma pesquisa para justificar como matriz SWOT pode contribuir para o planejamento e superação do problema prioritário elencado pela nota.

 

4º PASSO: SELECIONAR CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS

Justifique as principais causas e consequências deste problema (elencado como prioridade) na política de saúde para a população. 


5º PASSO: ELABORAR AS PROPOSTAS DE ENFRENTAMENTO AO PROBLEMA

Ao final elabore preliminarmente três propostas de enfrentamento do problema elencado.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A Lei n° 8.662, de 7 de junho de 1993, estabelece as diretrizes da profissão de Assistente Social e apresenta no Art. 4º as competências do profissional e no Art. 5º as atribuições exclusivas do Assistente Social. Além disso, o Código de Ética Profissional (Resolução CFESS nº 273, de 13 de março de 1993) também é uma normativa importante para a atuação do Assistente Social, destacando o direito do profissional à participação na elaboração e gestão das políticas sociais, bem como seu envolvimento na formalização e execução de programas sociais.

1
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais