Buscar

A Síndrome da Alienação Parental pode ser definida como qualquer interferência de um dos pais, familiares (avós, tios) ou outra pessoa que tenha a ...

A Síndrome da Alienação Parental pode ser definida como qualquer interferência de um dos pais, familiares (avós, tios) ou outra pessoa que tenha a criança sob sua guarda, tutela, vigilância ou autoridade para que esta repudie o outro genitor. Nessa síndrome, a criança recusa contato, rejeita a afetividade e/ou demonstra hostilidade contra o genitor alienado – pessoa com quem ele sempre estabeleceu laço afetivo, não tendo, portanto, justificativas reais para sua atitude. A sua causa é atribuída a uma programação mental feita no pós-litígio pelo genitor alienador, com o objetivo retaliativo de afastar a criança do convívio com o outro genitor. No Brasil, a Lei 4053/2008 define os atos de alienação parental como uma prática que fere os direitos fundamentais da criança e estabelece medidas de proteção para inibir ou atenuar a alienação.” (Fonte: BROCKHAUSEN, T. Abuso Emocional e Psicológico. Psique: Ciência e Vida. São Paulo, 57, 26-34, set 2010) De acordo com o texto acima, considere as seguintes afirmativas:

I. A Síndrome da Alienação Parental ocorre quando um dos pais influencia negativamente a criança para que ela rejeite o outro genitor, sem justificativas reais para essa atitude.
II. A Lei 4053/2008 define os atos de alienação parental como uma prática que fere os direitos fundamentais da criança e estabelece medidas de proteção para inibir ou atenuar a alienação.
III. A Síndrome da Alienação Parental é uma prática comum em casos de divórcio litigioso, mas não é reconhecida legalmente no Brasil.
a. Somente a afirmativa I está correta.
b. Somente a afirmativa II está correta.
c. Somente a afirmativa III está correta.
d. As afirmativas I e II estão corretas.
e. As afirmativas I e III estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

AVA QUESTIONÁRIOS 1 e 2 Psicologia Juridica 2023
15 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com o texto fornecido, as afirmativas corretas são: I. A Síndrome da Alienação Parental ocorre quando um dos pais influencia negativamente a criança para que ela rejeite o outro genitor, sem justificativas reais para essa atitude. II. A Lei 4053/2008 define os atos de alienação parental como uma prática que fere os direitos fundamentais da criança e estabelece medidas de proteção para inibir ou atenuar a alienação. Portanto, a alternativa correta é a letra d) As afirmativas I e II estão corretas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais