Logo Passei Direto
Buscar
5. As ligas não ferrosas comuns são utilizadas devido algumas limitações das ligas ferrosas. De modo geral, a classificação dessas ligas é feita por meio do metal básico ou das características semelhantes das ligas que formam um grupo. Assinale a alternativa que contenha as afirmações corretas sobre essa classificação:
I- As ligas de cobre e as ligas de alumínio fazem parte dessa classificação.
II- As ligas de magnésio não faz parte da classificação de ligas ferrosas comuns.
III- As ligas de titânio possuem densidade relativamente alta, não fazendo parte da classificação de ligas ferrosas.
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas as afirmativas


a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas as afirmativas
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A resposta correta é a alternativa a) Apenas a afirmativa I está correta. As ligas de cobre e as ligas de alumínio fazem parte da classificação das ligas não ferrosas comuns. As afirmativas II e III estão incorretas, pois as ligas de magnésio não fazem parte da classificação das ligas ferrosas comuns, e as ligas de titânio fazem parte dessa classificação, apesar de possuírem densidade relativamente alta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

1. No estudo da ciência dos materiais, temos uma classificação para melhor entendimento e estudo. Entre os materiais, temos uma classe chamada de materiais cerâmicos. As cerâmicas podem ser descritas em relação aos elementos que a constituem, em geral são formadas por elementos metálicos e não-metálicos. Além disso, essa classe de materiais possui determinadas características. Analise as afirmacoes abaixo e assinale a alternativa que contém as afirmações verdadeiras:
I - São caracterizados por serem isolantes térmicos e elétricos.
II- Possuem limitações quanto aos esforços de tração ou compressão.
III- São Materiais de baixa densidade e a alta flexibilidade.
a) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
b) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
c) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
d) Todas as afirmativas estão corretas.


a) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
b) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
c) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
d) Todas as afirmativas estão corretas.

3. Ao estudar ligas ferrosas, vemos uma divisão em dois grandes materiais, o aço carbono e o ferro fundido. Em relação ao aço carbono, tem-se subdivisões em que o aço com baixo teor de carbono faz parte. Sabendo disso, analise as afirmações abaixo e marque a alternativa que contenha apenas as afirmativas verdadeiras sobre os aços com baixo teor de carbono:
I- O Tratamento térmico por austenitização, têmpera e revenimento aumentam as propriedades mecânicas dos aços com baixo ter de carbono.
II- Os aços com baixo ter de carbono têm como uma de suas características altas taxas de resfriamento.
III- Os microconstituintes de aços com baixo teor de carbono são a ferrita e a perlita.
IV- A elevada ductilidade e tenacidade são características dos aços com baixo teor de carbono.
Quais das afirmações estão corretas?
a) I, II.
b) I, III.
c) II, IV.
d) III, IV.


a) I, II.
b) I, III.
c) II, IV.
d) III, IV.

4. Os ferros fundidos cinzentos são uma das subclasses de ligas ferrosas ligada ao ferro fundido. Possuem silício em suas composições, as concentrações de carbono e silício variam entre 2,5 e 4,0%p, e 1,0 e 3,0%p, respectivamente. O ferro cinzento é o mais frágil a tração devido a sua microestrutura, onde flocos de grafita servem como pontos de concentração de tensões, quando o material é submetido a tensões de tração externas. Algumas de suas características são desejáveis neste tipo de liga ferrosa. Analise as afirmações abaixo sobre essas características:
I- Aumento de resistência e ductilidade sob cargas de compressão.
II- Elevada resistência ao desgaste e fluidez na fundição. III- Eficiência na absorção de energia vibracional.
Com base nas afirmações acima, assinale a alternativa correta:
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
c) Todas as afirmativas estão corretas.
d) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.


a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
c) Todas as afirmativas estão corretas.
d) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

7. Dentre as Ligas não ferrosas variadas, temos uma classe de ligas que engloba materiais com aplicações especiais, como uso em turbinas de aeronaves e reatores nucleares. Dentre as alternativas abaixo, assinale a que apresenta essa classe de materiais:


a) Ligas não ferrosas diversas.
b) Metais refratários.
c) Superligas.
d) Metais nobres.

9. Nas cerâmicas, as ligações predominantes são as iônicas, os íons (não os átomos) compõem a rede cristalina. Em relação às estruturas cristalinas de materiais cerâmicos, assinale as afirmações abaixo:

I- A estrutura cristalina é influenciada pelas magnitudes das cargas elétricas dos íons e pelas respectivas dimensões dos cátions e ânions.
II- As estruturas cristalinas podem ser visualizadas a partir dos planos de íons densamente compactados.
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Todas as afirmativas estão corretas.
c) Apenas a afirmativas II está correta.
d) Nenhuma afirmativa está correta.


a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Todas as afirmativas estão corretas.
c) Apenas a afirmativas II está correta.
d) Nenhuma afirmativa está correta.

10. Em relação às propriedades mecânicas das cerâmicas, analise as afirmações abaixo:

I- Tanto as cerâmicas cristalinas como as não cristalinas se fraturam antes que uma deformação plástica ocorra.
II- A resistência à flexão é significativamente afetada pela porosidade.
III- Uma importante propriedade das cerâmicas é a dureza.
Está correto o que se afirma em:
a) Apenas a I.
b) II e III apenas.
c) Apenas a III.
d) I, II e III.


a) Apenas a I.
b) II e III apenas.
c) Apenas a III.
d) I, II e III.

Mais conteúdos dessa disciplina